MADEIRA Meteorologia

Acordo assegura as 35 horas semanais de trabalho

Data de publicação
22 Janeiro 2025
15:35

Após um processo negocial de três meses, os Bombeiros Sapadores celebraram um acordo com o Governo que resulta em melhorias significativas nas suas condições remuneratórias, após décadas de reivindicações, de acordo com comunicado chegado à imprensa.

A negociação envolveu cinco sindicatos, incluindo a FNSTFPS e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais, e garantiu a manutenção das sete categorias na carreira, afastando a proposta governamental de reduzir para cinco.

O acordo também assegura as 35 horas semanais de trabalho, contrariando a sugestão do Governo de aumentar para 31,5 horas de trabalho suplementar mensais. Adicionalmente, será instituído um suplemento baseado nos fatores de risco, insalubridade e penosidade, e eliminado o conceito de “disponibilidade permanente”, clarificando os direitos dos bombeiros. O acordo abre ainda portas para futuras negociações sobre o Estatuto Profissional.

“As partes acordam que, em sede de negociação do diploma, será garantida a mesma cadência na transição para as novas posições remuneratórias da nova tabela, evitando assim injustiças. Finalmente, importa salientar a unidade e a persistência dos trabalhadores numa luta que conduziu a sucessivas aproximações do Governo às justas reivindicações dos Bombeiros Sapadores, que assim veem valorizada e reconhecida a sua carreira, uma vez que, após a entrada em vigor de todas as componentes do Acordo, todos os trabalhadores terão uma valorização bem acima dos 35% face às suas remunerações atuais. Os próximos passos consistem na discussão do projeto de diploma que operacionaliza o Acordo, a continuação da revisão do Estatuto Profissional dos Bombeiros Sapadores, incluindo matérias como a aposentação e o reconhecimento da profissão como sendo de desgaste rápido, o tempo de trabalho e o horário de trabalho e o SIADAP adaptado, sendo que, para essas negociações, os sindicatos voltarão a colocar em cima da mesa a 14ª posição remuneratória como entrada na carreira e uma valorização superior do suplemento de Bombeiro Sapador”, adita o documento.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas