MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

3/06/2024 08:00

“Anormais, incompetentes e canalhas não têm lugar nesta terra e mais uma vez a Madeira Venceu” - Pedro Ramos, Secretário Regional de Saúde, 31 de maio de 2024.

É com esta frase que o Secretário Regional de Saúde resume o seu sentido democrático, ao proferir estas palavras num ato oficial no qual participava na qualidade de governante. A quem se refere Pedro Ramos? Quando é que o próprio vai embora desta terra? Não precisamos de políticos com o seu baixo caracter!

Os madeirenses votaram e deixaram a Região num limbo governativo. O PSD não tem uma maioria que lhe dê estabilidade e dificilmente conseguirá aprovar um programa de governo, pois a maioria dos restantes partidos manifestaram e continuam a manifestar publicamente que não confiam em Albuquerque para liderar os destinos da Região e, sendo a votação desse programa, também uma moção de confiança ao Governo e ao seu Presidente, não se compreenderá a viabilização por quem agora rejeita Miguel Albuquerque, seja através do voto favorável, ou mesmo da abstenção.

Por outro lado, o PS e o JPP, também sem uma maioria absoluta, apresentaram uma solução governativa com uma minoria semelhante à do PSD, mas com uma grande diferença, aqueles outros partidos, fora do eixo governativo atual, não colocaram linhas vermelhas a essa solução. Poderão ter manifestado algumas reservas na sua aprovação, mas não referiram rejeição. Assim, caso o programa de governo do PSD não seja aprovado, é tempo de romper com este regime autoritário, absolutista e tentacular e ter uma oportunidade de outros apresentarem soluções alternativas, de termos outro programa de governo, outro governo, outras pessoas, outra democracia. É a oportunidade de finalmente mudar os destinos da Região. É tempo de colocar as pessoas e a Madeira acima dos princípios ideológicos partidários, há margem para entendimentos e integração de propostas das várias áreas políticas, não ferindo os tais princípios de cada um deles.

Neste mês de junho, que se prevê quente, realizam-se as eleições para o Parlamento Europeu, já no próximo domingo, dia 9. Sendo a abstenção a habitual vencedora da noite eleitoral das europeias, cabe a nós, militantes de partidos políticos, esclarecer os eleitores sobre a importância da União Europeia nas nossas vidas. Foi graças à CEE/UE que a região se desenvolveu (há quem pense que foi devido ao PSD!), foi graças à UE que temos a atual rede viária, escolas, centros de saúde, etc. Todo o nosso desenvolvimento foi alavancado pelos milhares de milhões que ao longo dos últimos 38 anos foram injetados nesta região. O PRR está a derramar, mais uma vez na Madeira e Porto Santo, centenas de milhões de euros, e é graças a esse PRR que se estão a construir mais de 800 habitações, para minimizar uma lacuna que o Governo do PSD não conseguiu suprir, é também graças a esse PRR que são dadas muitas das respostas sociais, entre tantas e tantas áreas mais.

Por isso, é necessário olhar para o Parlamento Europeu e as suas instâncias de poder como fundamentais para o nosso dia a dia, para o nosso desenvolvimento e coesão social, num mundo cada vez mais global.

Dos 17 partidos concorrentes às eleições europeias, apenas o PS tem hipóteses de eleger um madeirense para o Parlamento Europeu. Qualquer uma das restantes forças partidárias, não tem candidatos em lugar elegível, ou que esteja lá perto, por isso, cabe aos madeirenses concentrarem o seu voto no PS, caso queiramos manter um nosso representante no centro das decisões europeias. É preciso eleger o Sérgio Gonçalves pois apenas ele representa O Futuro da Madeira na Europa.

Dia 9, eu voto PS.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas