MADEIRA Meteorologia

Portugal diz trazer soluções à cimeira para um novo pacto financeiro

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Junho 2023
17:27

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Francisco André, apontou hoje a transformação da dívida de Cabo Verde com Portugal em fundos para o investimento climático no arquipélago como um exemplo de soluções para um novo pacto financeiro mundial.

"Portugal já traz algumas respostas. Esta semana, Portugal assinou com Cabo Verde um acordo inovador, que nós pensamos que vai servir de inspiração para outros países, um acordo de conversão de dívida em investimento climático, é um acordo que significa que a dívida de Cabo Verde com Portugal até ao final de 2025 e com um valor de 12 milhões de euros será convertida em investimento climático", disse o governante português em declarações aos jornalistas à margem da Cimeira para um Novo Pacto Financeiro, em Paris.

A Cimeira para o Novo Pacto Financeiro Mundial decorre entre hoje e sexta-feira, entre o Palácio Brongniart, o Palácio do Eliseu, a sede da UNESCO e também a sede da OCDE, que se situam em Paris, e conta com a participação de cerca de 100 delegações de diferentes países, dezenas de chefes de Estado e de Governo, assim como empresas multinacionais.

Este encontro internacional tem como principal objetivo encontrar novas soluções para estimular a economia global e combater o aquecimento global através do desenvolvimento sustentável

"Esta cimeira é fundamental. Vivemos um momento de emergência. Sabemos que os recursos e meios naquilo que é a arquitetura financeira internacional são insuficientes e são desadequados. Foram criados num certo contexto histórico há várias décadas", declarou Francisco André.

Nos próximos anos, o Mundo vai precisar de instituições financeiras "mais eficazes", segundo o secretário de Estado, e também que respondam às necessidades dos mais vulneráveis.

Com a presença de Lula da Silva na capital francesa para participar neste encontro, o Governo português congratulou-se com o regresso do Brasil aos grandes fóruns do clima, já que é um país fundamental.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas