MADEIRA Meteorologia

Migrações: UE pede respostas à Tunísia sobre alegadas violações a migrantes

Data de publicação
24 Setembro 2024
16:44

A União Europeia (UE) exigiu hoje às autoridades tunisinas uma investigação às acusações de violação de migrantes dirigidas às forças de segurança do país, um ano após selar um acordo migratório com a Tunísia.

“A Tunísia é um país soberano. Quando há alegações de irregularidades relativas às suas forças de segurança [...] esperamos que investigue devidamente estes casos”, disse uma porta-voz da Comissão Europeia (CE), Ana Pisonero, à imprensa.

“É muito importante” que esta investigação aconteça, insistiu Ana Pisonero.

Bruxelas reagia à publicação no diário britânico The Guardian de uma série de testemunhos de migrantes implicando membros da guarda nacional, acusados de violência sexual, incluindo violação. Neste artigo, as autoridades tunisinas contestam alegações “falsas e infundadas”.

A gestão da imigração no país é parcialmente financiada por fundos europeus no quadro de um acordo de julho de 2023, que prevê nomeadamente uma ajuda de 105 milhões de euros.

Questionada sobre o assunto, a Comissão Europeia insistiu no facto de o seu financiamento para programas de migração na Tunísia ter sido canalizado “através de organizações internacionais, Estados-Membros da UE e organizações não-governamentais presentes no terreno”.

Com a costa localizada a menos de 150 quilómetros de Itália, a Tunísia é, juntamente com a vizinha Líbia, o principal ponto de partida no Norte de África para os migrantes subsaarianos que procuram atravessar o Mediterrâneo e chegar clandestinamente à Europa.

Destinada, sobretudo, a reduzir as chegadas de migrantes às costas italianas, a parceria UE-Tunísia suscita regularmente críticas de organizações não-governamentais e de responsáveis eleitos de esquerda, que denunciam o autoritarismo do Presidente tunisino, Kais Saied, e as violações dos direitos humanos de que são vítimas os migrantes subsarianos.

Em abril, a Provedora de Justiça da UE, Emily O’Reilly, anunciou a abertura de uma investigação sobre a forma como a Comissão Europeia garante o respeito pelos direitos humanos neste acordo com a Tunísia. As conclusões são esperadas nas próximas semanas.

Desde julho de 2023 que a relação entre Bruxelas e Tunes se tornou tensa em diversas ocasiões por causa do assunto.

Em maio, a Comissão Europeia já tinha reconhecido uma “situação difícil”, depois de uma investigação jornalística que documentou a forma como dezenas de milhares de migrantes foram detidos e abandonados no meio dos desertos de Marrocos, Tunísia e Mauritânia.

Em julho, o Fórum Tunisino para os Direitos Económicos e Sociais (FTDES), uma organização não-governamental especializada em migrações, estimou que mais de metade dos migrantes na Tunísia vive em condições “inadequadas”, nas ruas ou em campos improvisados.

Segundo o Ministério do Interior tunisino, desde o início do ano até 14 de julho, mais de 74.464 migrantes foram intercetados quando tentavam “atravessar as fronteiras marítimas em direção à Europa”, mais do que no total de 2023 (cerca de 70.000).

Depois de um discurso com conotações xenófobas do Presidente Kais Saied, em fevereiro de 2023, denunciando a chegada de “hordas de migrantes subsaarianos”, dezenas de milhares deles ficaram sem habitação ou trabalho.

Para além da Tunísia, é toda a estratégia europeia de externalização da gestão da imigração que está a causar controvérsia.

Depois de Tunes, a UE assinou acordos com a Mauritânia e com o o Egito para tentar limitar as chegadas às suas fronteiras.

As organizações não-governamentais soam regularmente o alarme sobre os maus tratos aos migrantes nestes países de trânsito.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o Orçamento Regional deveria ajudar a pagar as despesas da Universidade da Madeira?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

19:51

Uma curva alegadamente mal medida acabou por trazer consequências para o condutor de um autocarro de turismo, que descia uma estrada na freguesia da Ilha,...

10:26

Um carro funerário despistou-se na manhã desta segunda-feira, pouco depois das 10h00, na via rápida, no Caniço, no sentido Santa Cruz – Funchal.

O acidente...

15:20

Um acidente insólito provocou esta manhã grande alvoroço junto à Associação de Paralisia Cerebral da Madeira, em São Martinho, no Funchal.

Segundo testemunhas,...

15:07

Uma jovem, de 22 anos de idade, foi sequestrada e violada, esta noite, em Coimbra.

Notícia avançada pela CM TV revela que a rapariga foi vítima dos crimes...

17:06

Mais de 50 países contactaram a administração norte-americana a solicitar o início de negociações sobre as tarifas alfandegárias anunciadas pelo Presidente...

15:20

Uma patrulha da Polícia de Segurança Pública (PSP) deparou-se, na madrugada de hoje, com uma situação um pouco insólita junto aos estacionamentos do Casino...

14:30

O Miradouro dos Balcões, no Ribeiro Frio, revelou-se pequeno demais para tanta procura este domingo. O que normalmente é um oásis de tranquilidade, conhecido...

• PUB
19:15

A Escola Básica do Porto da Cruz organizou, ontem, no Restaurante da Praia da Alagoa, um jantar em nome de uma causa solidária.

A iniciativa teve o objetivo...

18:08

Maria de Fátima Gouveia Soares faleceu hoje. Tinha 91 anos.

A escritora, radicada em Santo Tirso durante várias décadas, manteve sempre uma forte ligação...

12:11

Uma viatura de transporte de gruas, imobilizada devido a um problema, está a dificultar a circulação automóvel na Via Expresso, no Lugar de Baixo, concelho...

Últimas

12:52

O deputado Francisco Gomes, candidato do Chega à Assembleia da República, visitou a ilha do Porto Santo para estabelecer contactos diretos com a população...

12:21

A Associação Cultural Proeza Altruísta anunciou o início de um novo projeto de formação de adultos, financiado pela União Europeia, que teve início a 1...

12:17

Faleceu Henrique dos Santos Vicente, conhecido como o “homem da poncha”, figura icónica da ‘Taberna da Poncha’, na Serra de Água.

O funeral realiza-se hoje,...

11:49

A Porto Santo Line anunciou o cancelamento das viagens previstas para amanhã, dia 7 de abril, entre a Madeira e Porto Santo, devido ao mau tempo.

As viagens...

11:31

Os Bombeiros Voluntários Madeirenses (BVM) e os Bombeiros Sapadores do Funchal foram chamados, esta manhã, para recolher um gato morto que se encontrava...

11:11

A Fajã das Galinhas transformou-se num aglomerado de casas, perdido entre o arvoredo das zonas altas do Estreito de Câmara de Lobos. Naquele que é agora...

11:11

Um homem suspeito da prática reiterada de abuso sexual da filha, que sofre de uma doença mental grave, foi detido e ficou em prisão preventiva, anunciou...

• PUB
10:56

O papa Francisco, ainda em convalescença, pediu hoje, numa homilia lida em seu nome na missa do Jubileu dos enfermos, que não se excluam da sociedade os...

10:46

O assassínio de mais duas jovens em Itália nos últimos dias, em novos episódios de violência de género, voltou a ilustrar a gravidade do fenómeno do femicídio,...

10:37

A fome terá sido a causa da morte de um adolescente palestiniano, que morreu numa prisão israelita, de acordo com um médico israelita que observou a autópsia....