MADEIRA Meteorologia

Ataque terrorista no norte do Iraque faz várias vítimas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
31 Julho 2021
10:10

Um ataque perpetrado na sexta-feira no norte do Iraque contra um cortejo fúnebre provocou várias vítimas, informaram as forças militares iraquianas, sem fornecerem números concretos relativos a mortos ou feridos.

As mesmas fontes apenas indicaram que o ataque, que classificaram de "terrorista", ocorreu na província de Salahaddin.

Um oficial das forças de segurança iraquianas, citado pela agência norte-americana Associated Press (AP) e que falou sob condição de anonimato, avançou, por sua vez, que pelo menos oito pessoas foram mortas, incluindo civis e agentes policiais.

O mesmo oficial descreveu que homens armados abriram fogo contra a multidão que estava no cortejo fúnebre, tendo atribuído o ataque ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico.

As forças militares iraquianas não confirmaram, até ao momento, qualquer balanço de vítimas, esclarecendo que irão fornecer mais informações após a conclusão da investigação a este ataque.

A região norte do Iraque tem sido um dos focos da ação do autoproclamado Estado Islâmico desde a sua derrota territorial em 2017 contra as forças de segurança iraquianas, apoiadas no terreno por uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos (EUA).

O grupo extremista também tem conseguido atuar em outras zonas do país, nomeadamente na capital, Bagdad.

Na semana passada, os 'jihadistas' reivindicaram um atentado suicida que matou pelo menos 30 pessoas em Sadr City, um subúrbio da capital iraquiana.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas