A nadadora de águas livres Mayra Santos foi recebida em festa no Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo, após ter concluído com sucesso a dupla volta a Manhattan, prova com cerca de 100 quilómetros, em 20 horas, menos quatro do que estava inicialmente previsto.
A prova consistiu em circundar, por duas vezes, Manhattan, passando por debaixo das 20 pontes que se encontram ao redor da ilha americana.
O sucesso da passada quinta-feira voltou a escrever o nome da nadadora na história, juntando aos dois recordes mundiais de natação estática - feminino (24 horas), e masculino (30 horas) -, cumprido a 6 de novembro de 2020.
À reportagem do JM, Mayra Santos fez um balanço muito positivo da prova, apontando agora à Volta à Madeira.
Recorde-se que Mayra Santos tornou-se ainda na primeira mulher a concluir uma travessia numa só etapa num rio em Portugal, ao percorrer em junho 45 quilómetros, sem paragens, ao longo do Rio Zêzere, em apenas 15 horas, sendo também a primeira mulher a realizar a travessia a nado entre a Madeira e o Porto Santo, nadando 42 quilómetros em 12 horas.
A atleta do Juventude Atlântico Clube dos Salesianos tem como objetivo ainda tornar-se na primeira pessoa a dar a volta à Madeira, a nado, um total de 144 quilómetros em três dias e duas noites.
Daniel Faria