MADEIRA Meteorologia

Juventude de Gaula pede à AFM que o reconheça como campeão da 1.ª Divisão Regional

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Maio 2022
15:19

Em carta aberta dirigida ao presidente da Associação de Futebol da Madeira (AFM) e à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Juventude de Gaula pede que seja reconhecido como campeão da 1.ª Divisão Regional.


Esta missiva surge da sequência da AFM ter atribuído o título de campeão ao Nacional B, quando na prática, e seguindo os critérios de desempate, o Juventude de Gaula seria o vencedor da competição. Uma situação que causou surpresa a todos os intervenientes, incluindo os alvinegros.


Recorde-se que as quatros equipas - Juventude de Gaula, Nacional B, Santacruzense e Choupana - terminaram com os mesmos 24 pontos.


Após o empate no primeiro critério de desempate - gauleses e nacionalistas foram as formações que mais pontos obtiveram na 2.ª fase (10) - o Juventude de Gaula tem vantagem no 2.º critério, pois tem melhor diferença de golos (8 marcados -7 sofridos) do que o Nacional B (7 marcados - 8 sofridos).


Para além do comunicado oficial que apenas continha os quadros de resultados e classificação final, e apesar dos pedidos de esclarecimento, a AFM continua sem se pronunciar nesta matéria.



Leia a missiva do Juventude de Gaula na íntegra:


"Carta aberta à AFM e à FPF:

Exm.º Sr. Presidente da AFM

Por iniciativa nossa, pronunciou-se a Associação de Futebol da Madeira sobre os critérios de desempate do Campeonato Regional da 1ª Divisão de Seniores.

Como aí se reconheceu, o Campeonato Regional da 1ª Divisão de Seniores rege-se por um Regulamento especifico que é omisso quanto aos critérios de desempate.

E sendo-o coube, nos termos do artigo 13º, à Direção da Associação de Futebol da Madeira resolvê-lo, sendo certo que a sua decisão teve por base o disposto no Regulamento de Provas Oficiais.

Preceitua o n.º 2 do art.º 12º daquele Regulamento que: "Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes, que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados para efeitos de desempate os seguintes critérios, segundo a ordem de prioridade:

a) Se duas ou mais equipas obtiverem o mesmo número de pontos, considera-se em 1º lugar a equipa que tiver maior número de pontos nos jogos efetuados entre si;

b) Em caso de nova igualdade, considera-se em 1º lugar a equipa que tiver maior diferença entre os golos marcados e sofridos, nos jogos efetuados entre si;

c) Em caso de nova igualdade, considera-se em 1º lugar a equipa que tiver maior diferença entre os golos marcados e sofridos, em todos os jogos disputados;

d) Em caso de igual diferença de golos, considera-se em 1º lugar a equipa que tiver o maior números de golos marcados, em todos os jogos disputados;

e) Em caso de nova igualdade, considera-se em 1º lugar equipa que tiver maior número de vitórias em todos os jogos disputados;"

Decorre da norma ora transcrita que, para efeitos de desempate, haverá que realizar uma única operação de desempate.

Assim, se pela aplicação do primeiro critério, há duas equipas que permanecem empatadas (Juventude de Gaula e Nacional B ambos com 10 pontos), então haverá que passar ao segundo.

Pela aplicação do segundo critério, ao Juventude de Gaula terá que ser atribuído o título de campeão, pois que tem uma diferença entre golos marcados e sofridos superior à do Nacional B - 8 golos marcados e 7 sofridos pelo Juventude de Gaula (+1) e 7 golos marcados e 8 sofridos pelo Nacional B (-1).

Nestes termos, solicitamos a Vossa Excelência que, em nome da verdade desportiva, esclareça que o Juventude de Gaula é o vencedor do Campeonato Regional da 1ª Divisão de Seniores, como todos, sem excepção, reconheceram e reconhecem.

Pelo exposto, somos a requerer a emissão por Vossa Excelência de Circular que, nos termos explanados, esclareça que o Juventude de Gaula é o vencedor do Campeonato Regional da 1ª Divisão de Seniores.

Os nossos melhores cumprimentos,

A Direção"

Hélder Teixeira

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas