MADEIRA Meteorologia

Trabalho de poesia de Eurico de Sousa reeditado em 'A Festa Sendo em Agosto'

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Outubro 2023
18:03

O Solar do Aposento acolheu, esta segunda-feira, a apresentação do livro 'A Festa sendo em Agosto', da autoria de Eurico de Sousa. Trata-se de uma reedição desta obra, com 400 páginas, da responsabilidade da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura.

O livro deste arquiteto, professor e poeta que pertenceu à geração de Herberto Helder tem representado o seu trabalho de poesia. Foi editado originalmente em 1980, possuindo nas suas páginas ilustrações da autoria da irmã, a pintora Alice de Sousa. Aliás, é de realçar que a reedição surge no seguimento da exposição 'Cartas do Funchal', uma mostra evocativa da obra desta pintora, que tem percorrido diversos espaços museológicos da Madeira.

Por ocasião da apresentação do livro, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, salientou que estas reedições são contempladas na própria linha editorial da Direção Regional de Cultura, sendo que esta, "sem dúvida alguma, constitui uma valia nesse conjunto de trabalhos" aos quais se tem vindo a dar expressão, por se terem esgotado e porque "se esqueceram no tempo".

Dirigindo-se à pintora, cuja inspiração artística, entende, foi partilhada mutuamente com o irmão, afirma estar certo de que Eurico de Sousa, "esteja onde estiver", estará "a olhar este momento com felicidade". "Sinto a felicidade da Alice neste momento. E merece essa felicidade, é alguém que nos tem dado tanto ao longo dos anos e que é uma referência", enalteceu.

Alice de Sousa admitiu que, para si, este dia é mais importante do que qualquer outro em que tenha realizado uma exposição sua, por representar um tributo ao seu irmão, falecido em 2015, que "era um companheiro".

Catarina Gouveia

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas