MADEIRA Meteorologia

Tradições madeirenses ‘marcam’ o dia-a-dia nas Caraíbas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
20 Setembro 2021
13:04

Jo-Anne S. Ferreira, conselheira da diáspora madeirense que reside em Trinidad e Tobago, explicou ao JM que a as ruas, os sobrenomes e a gastronomia portuguesa marcam o dia-a-dia na região das Caraíbas.

Quando comecei a fazer a minha pesquisa sobre a história da comunidade portuguesa de Trinidad e Tobago, percebi que vários sobrenomes portugueses bem conhecidos também eram nomes de ruas", conta Jo-Anne S. Ferreira, conselheira da diáspora madeirense na região das Caraíbas.
A investigadora e professora lusodescendente explica a ligação umbilical que une a história das Caraíbas e de Portugal.
"Recentemente, comecei o Atlas Digital dos Topónimos de Trinidad e Tobago com mapas dos 11 grupos etnolinguísticos que influenciaram este país. Descobri ainda mais nomes portugueses. Fiquei impressionada ao ver tantos que até coloquei uma foto de duas ruas na ilustração da capa do meu livro", confessou.
A conselheira diz que na área da "Paisagem Linguística" (Linguistic Landscape), são estudados nomes de empresas e ruas locais.
"Pretendo eventualmente utilizar o meu Atlas como dados para entender melhor o impacto dos portugueses na nossa Paisagem Linguística. Muitos dos antigos nomes comerciais tradicionais desapareceram, mas ainda existem comércios.
37 nomes de ruas lusos
Jo-Anne S. Ferreira criou um mapa onde existem 37 nomes de ruas, 4 nomes de edifícios, "incluindo um estádio com o nome de um jogador de críquete, Hilary Angelo Gomes, um luso-descendente".
"Há também duas ruas ligadas em homenagem ao George Cabral, ex-prefeito da capital Port-of-Spain", descreve.
Recorde-se, aquando da visita à Madeira do cônsul honorário de Portugal em Honolulu, Havai, Tyler Dos Santos-Tam, e durante uma reunião com o diretor regional das Comunidades, Rui Abreu, cônsul reforçou a proximidade que existe entre a Região e o Estado Norte-Americano do Havai - Região das Caraíbas.

Marco António Sousa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas