MADEIRA Meteorologia

Governo Regional quer introduzir realidade virtual e IA nas 29 salas do futuro da Região

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Novembro 2023
11:22

O Governo Regional pretende introduzir, ainda neste mandato, nas 29 salas virtuais da Região a realidade virtual e Inteligência Artificial (IA), considerando Miguel Albuquerque está "uma componente essencial da vida económica e social no futuro".

Para isso, conforme constatou, será importante a recuperação da ‘Casa Verde, junto à Francisco Franco, que será transformada num centro de formação, sobretudo destinado aos professores. O projeto, que deverá ser apresentado até ao final do ano, contemplará uma sala onde serao ministrados ensinamentos no quadro daquilo que é o desenvolvimento da Inteligência Artificial e da Realidade Virtual aumentada. Além disso, o futuro espaço poderá também ser utilizado para conferências ou centros de dinamização e divulgação das novas tecnologias".

O presidente do Governo Regional falava no
âmbito da visita à sala do futuro da escola básica e secundária D.Lucinda Andrade, em São Vicente. O estabelecimento de ensino tem, neste ano letivo, 322 alunos, 71 professores e 43 não docentes.


Trata-se de uma das 29 salas do futuro existentes nas escolas básicas e secundárias da Região, que não as do primeiro ciclo. Cada sala corresponde a um investimento aproximado de 30 mil euros.

Trata-se de um laboratório de aprendizagem que conta com diversos equipamentos e tecnologias, onde alunos e professores assumirão diferentes papéis ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.

As salas do futuro das escolas da Região são compostas por painel interativo; impressora 3D; kits de ciências, de eletrónica, de programação e de robótica; material de imagem, som e vídeo para produção de conteúdos, para além de mobiliário Flexível e adequado a atividades praticas e inovadoras; Painel Interativo; Impressora 3D; Kits de ciências, eletrónica, programação e robótica;
Material de imagem, som e vídeo, para produção de conteúdos.

Bruna Nóbrega

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas