Élvio Sousa, JPP, foi o terceiro a intervir na sessão solene dos 508 anos do concelho.
Lembrou João Freitas, cidadão de Santa Cruz, no processo de elevação de Santa Cruz a vila, "porque Santa Cruz tem mais anos em cima", afirmou, deixando uma palavra a todas as vereações anteriores e relembrando um processo histórico.
Mas, dez anos após a chegada do JPP a Santa Cruz, que considera "facto único na história regional", Élvio Sousa lembrou a capacidade de gestão eficiente do JPP, que mostrou ser "mais importante fazer do que prometer", apontou.
"O equilíbrio das contas, o fecho imediato de uma empresa municipal sorvedora do dinheiro" devem ser vistos como exemplo.
"A inovação, a criatividade e eficiência energética", designadamente na rede de iluminação pública, com poupanças superiores a 88% foram recordados ainda.
Mais: o apoio nas pequenas cirurgias.
Deixou, na sua explanação, um recado à deputada municipal Bruna Gouveia, lembrando que existem, afinal, "medidas estruturantes".
Élvio Sousa garante que o JPP não tem inclinações "aburguesadas" e que "combater vícios" é o que mais tem feito o partido perante os pretensos "donos disto tudo".
António Costa não ficou de fora
Élvio Sousa pediu ainda uma mobilidade a preços acessíveis de transportes e, advogou, António Costa prometeu uma ligação de ferry para Lisboa, mas, até agora, nada se viu no horizonte.
Recorde-se que o primeiro-ministro está na Região e Élvio Sousa não deixou esse facto passar em vão.
Romina Barreto