MADEIRA Meteorologia

Cabo submarino e aeroporto na agenda de Albuquerque com Galamba

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Junho 2023
14:21

Miguel Albuquerque reiterou na manhã desta quinta-feira que no encontro de sábado com o ministro João Galamba, no Porto Santo, irá colocar em cima da mesa questões relacionadas com o novo cabo submarino e com os limites de vento no aeroporto.

"Vamos conversar com o senhor ministro", disse o presidente do Governo Regional, à margem da visita ao edifício ‘O Centro’, em Câmara de Lobos, que passa a albergar instituições do concelho, nomeadamente Junta de Freguesia, Casa do Povo, Universidade Sénior, Centro Local de Universidade Aberta e AIG - Associação Insular de Geografia.

"Há duas questões que vou falar com ele. Uma delas é a questão do cabo submarino. Tem a ver com o ‘EllaLink’ [cabo que constitui a primeira ligação direta de alta velocidade por cabo submarino entre a Europa e a América do Sul] e como é que vãos enquadrar o ‘EllaLink’ no investimento que vai ser feito", explanou

Uma outra" é tentarmos dar seguimento ao grupo de trabalho que está criado para o Aeroporto da Madeira. Depois da fixação dos aparelhos de radares para facilitar as aterragens, deve ter como missão, urgentemente, fazer um estudo técnico relativamente aquilo que está fixado desde 1964, que é os limites de vento. Foram fixados numa altura em que a pista tinha metade do tamanho e nem sequer estava no alinhamento que tem hoje. Urge fazer esse trabalho técnico que deve ser desenvolvido em função das novas tecnologias que hoje os aviões dispõem para quem com toda a segurança, os aviões poderem aterrar dentro dos limites em função da tecnologia de hoje e não a de 1964".

"Sou defensor que o que se deve levar em linha de conta é que tenho quase a certeza de que há possibilidade de fazer uma alteração aos limites, com toda a segurança. Porque uma pequena alteração, segundo os últimos dados, leva a que 80% dos voos que não aterram na Madeira com estes limites pudessem aterrar com toda a segurança. Este á um trabalho técnico que tem de ser feito com grande seriedade e é importante que o grupo de trabalho que está já constituído para o aeroporto, continue a trabalhar para se chegar a uma conclusão", pormenorizou Miguel Albuquerque.

David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas