MADEIRA Meteorologia

Associações de seis países em Câmara de Lobos para conhecer projeto de arte urbana

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Agosto 2022
13:08

Pedro Coelho recebeu hoje, no salão nobre da autarquia, um grupo de membros de associações de seis países que integram o projeto "Urban Connection", do qual faz parte o Grupo Teatro Metaphora. O grupo está no concelho para conhecer o projeto de arte urbana patente durante a época estival nas ruas da baixa da cidade.

O 'Urban Connection' é um projeto que visa fortalecer a cooperação cultural entre seis países, criando uma plataforma conjunta com o objetivo de desenvolver as capacidades de jovens performers, juntando-os a outros já reconhecidos, e promovendo a circulação transnacional de trabalhos criativos da cultura hip hop.

O grupo está na ilha em visita de estudo para conhecer o trabalho da associação câmara-lobense, Teatro Metaphora, no âmbito das decorações de arte urbana, com recurso a materiais reciclados, patentes na baixa da cidade durante e época estival.

Segundo Pedro Coelho, "as decorações de arte urbana de Câmara de Lobos, promovidas pela autarquia e criadas por várias instituições do concelho, são tidas como um exemplo do envolvimento da comunidade na criação de manifestações artísticas, que conjugam de forma simbiótica o tradicional e o contemporâneo". Criadas no âmbito de um evento de cariz religioso, utilizam uma linguagem artística moderna, com um enfoque muito vincado na vertente ambiental, que se enquadra no âmbito do projeto 'Urban Connection'.

O projeto junta seis organizações: Club for Youth Empowerment 018 (Sérvia), Beyond Borders ETS (Itália), Teatro Metaphora (Portugal), Perspektiva (Albânia), Art Republic Praga (República Checa), Szolnoki Break Tánc és Extrém Sportegyesüle (Hungria).

O mesmo irá apoiar atividades internacionais de cultura hip hop, por meio de eventos multilaterais de arte urbana, aumentando a circulação transnacional de obras culturais entre artistas dos seis países participantes.

O projeto 'Urban Connection' proporcionará também oportunidades de capacitação aos jovens artistas, através de diferentes visitas de estudo relacionadas com diferentes elementos e expressões artísticas do hip hop, e através da organização do Urban Connection Tour, que incluirá uma série de eventos e festivais. Os grupos-alvo do projeto são jovens artistas (rappers, dançarinos de break dance e de hip hop, grafiteiros, artistas conceituais, fotógrafos e similares). O projeto é implementado no período 01.05.2022 - 31.12.2023, e é cofinanciado pelo programa Europa Criativa.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas