MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Biden oferece ajuda "de longo prazo" a Kiev no valor de 3.000 ME

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Agosto 2022
17:06

O Presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou hoje um pacote de ajuda de "longo prazo" à Ucrânia, no valor de 2,98 mil milhões de dólares (três mil milhões de euros), contemplando nomeadamente sistemas de defesa aérea e de artilharia.

Num comunicado divulgado no dia em que a Ucrânia comemora a sua declaração de independência da União Soviética em 1991, coincidindo com os seis meses de invasão russa, Biden disse que a ajuda permitirá que a Ucrânia adquira sistemas de defesa aérea, sistemas de artilharia e munições, ‘drones’ (aeronaves não tripuladas) e outros equipamentos "para garantir que possa continuar a defender-se a longo prazo".

Até ao momento, os Estados Unidos forneceram cerca de 10,6 mil milhões de dólares (cerca de 10,7 mil milhões de euros, ao câmbio atual) em ajuda militar à Ucrânia desde o início do Governo Biden, incluindo 19 pacotes de armas retirados diretamente dos ‘stocks’ do Departamento de Defesa desde agosto de 2021.

Na mesma mensagem, Joe Biden disse hoje que o povo ucraniano "inspirou o mundo com a sua extraordinária bravura e dedicação à liberdade", permanecendo "determinado e forte diante da invasão em grande escala da Rússia".

"Os Estados Unidos da América estão comprometidos em apoiar o povo da Ucrânia enquanto ele continua a luta para defender sua soberania", afirmou Biden.

"Sei que este dia da independência é agridoce para muitos ucranianos, pois milhares foram mortos ou feridos, milhões foram deslocados das suas casas e muitos outros foram vítimas de atrocidades e ataques russos (...). Mas seis meses de ataques implacáveis apenas fortaleceram o orgulho dos ucranianos de si mesmos, no seu país e nos seus trinta e um anos de independência", frisou.

Ao contrário da maioria dos pacotes anteriores, o novo financiamento visa em grande parte ajudar a Ucrânia a garantir a sua postura de defesa de médio a longo prazo, conforme já haviam anunciado na terça-feira responsáveis governamentais norte-americanos sob condição de anonimato e citados pelas agências internacionais.

As remessas anteriores, a maioria delas feitas ao abrigo da autoridade presidencial, concentraram-se nas necessidades mais imediatas da Ucrânia de armas e munições e envolveram material que o Pentágono (Departamento de Defesa) já possui em ‘stock’ e pode ser disponibilizado rapidamente.

Além de fornecer assistência de longo prazo que a Ucrânia pode usar para potenciais necessidades de defesa futuras, o novo pacote destina-se a tranquilizar Kiev de que os Estados Unidos pretendem manter o seu apoio, independentemente dos avanços e recuos diários do atual conflito, disseram na terça-feira as mesmas fontes governamentais norte-americanas.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas