MADEIRA Meteorologia

Moldova: Marcelo convicto na adesão à UE nos próximos sete anos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Outubro 2023
12:57

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se hoje convicto de que a Moldova entrará para a União Europeia (UE) nos próximos sete anos e apelou para que o processo seja o mais curto possível.

"Há um caminho a percorrer. Será mais longo ou mais curto? Nós queremos que seja mais curto. No dia 12 de dezembro faço 75 anos. Até 2030, são mais sete… Espero estar vivo e antes de fazer 82 ou 83 anos poder ver a Moldova na UE. Isto é uma forte convicção que tenho: a Moldova vai demonstrar que pode aderir até 2030", sustentou o Presidente da República, em declarações aos jornalistas, no palácio presidencial daquele país, em Chi?in?u.

O chefe de Estado português disse ter "a certeza de que vai haver uma decisão entre o final deste ano e o início do próximo", aludindo à resolução que o Conselho Europeu poderá tomar em dezembro de abrir formalmente as negociações com vista à adesão da Moldova.

"Sentimos que a Moldova está a fazer tudo o que é preciso para mostrar trabalho árduo nas mesmas áreas que nós enfrentámos há vários anos [para aderir à UE]: serviço social, justiça, contexto legal das instituições políticas, condições económicas, luta contra a corrupção, entre outras", salientou.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas