MADEIRA Meteorologia

Eclipse com “anel de fogo” encanta extremo sul da América

Data de publicação
03 Outubro 2024
10:55

Parte do hemisfério sul testemunhou quarta-feira um eclipse anular do Sol, mas com o esplendor do “anel de fogo” perfeitamente visível para poucas pessoas, na Patagónia semidesértica do Chile e da Argentina.

O extremo sul do continente e a ilha (chilena) da Páscoa tiveram o privilégio de observar integralmente o fenómeno, que começou no Pacífico Norte e terminou no Atlântico Sul. Mas vários países da América do Sul e ilhas do Pacífico conseguiram observá-lo parcialmente.

“Foi impressionante, maravilhoso. Como um pequeno crepúsculo”, disse à AFP Ninoska Huki, 55 anos, da ilha de Páscoa, com 7.000 habitantes, a 3.500 quilómetros da costa chilena, uma das primeiras a poder observar o eclipse anular ao meio-dia local, com as estátuas “Moai” ao fundo.

Na hora do anel de fogo, “havia muito vento, o que também contribuiu para o reflexo, e um momento sublime onde estávamos tranquilos assistindo ao eclipse. Um magnífico crepúsculo”, comentou.

Do outro lado da cordilheira dos Andes, na Patagónia argentina, em Puerto San Julian, uma pequena estância balnear a 2.100 quilómetros de Buenos Aires, algumas centenas de pessoas devidamente cobertas enfrentaram o frio e o vento para ver a lua mordiscar o sol por volta das 17:25, horário local (20:25 GMT), observou a AFP.

Pequenos telescópios, óculos especiais para eclipses ou máscaras de soldagem, os astrónomos amadores, muitos dos quais vinham com a família, e entusiastas vindos de longe gostaram tanto do fenómeno quanto da atmosfera do local, no extremo do continente.

O eclipse de hoje, especifica o instituto francês de mecânica celeste e cálculo de efemérides (Imcce), é o 18.º eclipse solar anular do século XXI e o segundo eclipse de 2024, após o eclipse total de abril.

O próximo eclipse solar parcial ocorrerá em 29 de março de 2025, visível principalmente no oeste da América do Norte, Europa e noroeste da África.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas