MADEIRA Meteorologia

Igreja de Santa Luzia recebe amanhã concerto do Festival Internacional de Órgão

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Outubro 2023
12:20

No âmbito do 12.º Festival Internacional de Órgão da Madeira, evento promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direção Regional da Cultura, realiza-se um concerto amanhã, pelas 21h30, na Igreja de Santa Luzia, no Funchal.

O organista Marco Brescia e a soprano Rosana Orsini Brescia voltam a apresentar o programa que foi tocado no último domingo, na Igreja de Nossa Senhora da Guadalupe, sob o tema 'Sacro Belcanto' e que inclui temas de Vincenzo Bellini, Gaetano Donizetti, Giovanni Morandi, Gioacchino Rossini e Davide da Bergamo (1791-1863).

Recorde-se que a música italiana dominou o gosto musical europeu durante todo o século XVIII e parte do século XIX, influenciando toda a produção musical (incluindo a música sacra), especialmente nos países latinos. Compositores como Rossini, Donizetti ou Bellini escreveram igualmente (e com a mesma linguagem) para o teatro ou a igreja. A soprano Rosana Orsini e o organista Marco Brescia apresentam um programa de música sacra desse período, revelando essa surpreendente ligação entre a ópera e a música litúrgica.

O programa apresentado foi já muito aplaudido no último domingo, no Porto da Cruz, e houve até direito a encore.

O 12.º Festival Internacional de Órgão da Madeira começou no passado dia 13 de outubro e vai decorrer até ao próximo dia 22. Os concertos, todos com entrada gratuita, vão ter lugar nos concelhos do Funchal e Machico, nomeadamente na Igreja de São João Evangelista (Colégio), Sé, Igreja do Recolhimento do Bom Jesus, Igreja de Santa Luzia, Convento de Santa Clara e Igreja de São Martinho no Funchal, Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Machico)e Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe (Porto da Cruz).

O programa do Festival pode ser consultado em https://festivaldeorgao.madeira.gov.pt/

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas