MADEIRA Meteorologia

Baltazar Dias com cerca de 70 eventos na temporada artística de 2021/2022

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Setembro 2021
19:20

Cerca de sete dezenas de eventos marcam a temporada artística de 2021/2022 do Teatro Municipal Baltazar Dias (TMBD), apresentada esta quarta-feira, dia do seu arranque com a estreia do espetáculo ‘Saltos Altos’.

O nome ‘Saltos Altos’, em cena até este domingo, integra a lista de oito coproduções previstas pela Câmara Municipal do Funchal, através do TMBD, para esta temporada, à qual se acrescenta ‘Hotel Paraíso’, ‘Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa’, ‘Maternidade’, ‘Livrai-nos da peste’, ‘MARIOFA’ e ‘Orquestra Académica’.

Destas coproduções, que representam um investimento da autarquia de cerca de 98 mil euros, cinco serão realizadas numa lógica da criação e apoio a artistas locais.

A temporada artística de 2021/2022 do Teatro Municipal Baltazar Dias, apresentada esta tarde na Avenida Arriaga, em frente à "casa mãe da cultura madeirense", promete ser uma temporada marcada por "bons auspícios", num ano de "muita esperança com uma programação cultural bastante rica e diversificada", afirmou o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia.

Na ocasião, o autarca salientou que é durante esta temporada artística que será oficialmente submetida a candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura 2027, estando certo de que o apuramento para a fase seguinte será uma realidade com a excelência da programação prevista para os próximos meses para o TMBD, que acaba de integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

Uma temporada que, como frisou, regista "uma forte presença feminina", não fosse o Baltazar Dias "um dos cinco teatros dos 150 a nível nacional" dirigido por uma mulher, nomeadamente Sandra Nóbrega.

Miguel Gouveia destacou, na apresentação, que a temporada do TMBD segue o mote da cidadania, num investimento em espetáculos que levem ao palco temas urgentes da sociedade, promovendo a sua reflexão conjunta.

Como tal, os eventos previstos seguem temáticas como a igualdade de género, a inclusão social e uma reflexão sobre a história do Funchal.

Apesar da lógica de apoio a artistas locais, esta temporada do TMBD contempla presença de artistas internacionais numa lógica de crescimento e diversificação da oferta, nomeadamente com o concerto ‘Chega de Saudade’ em setembro, com um espetáculo de jazz com os noruegueses Waka em maio de 2022, e com o espetáculo ‘Eterno Astor’, apresentado por Fabián Carbone, em setembro.

O edil informou ainda que já se encontra disponível para levantamento na bilheteira do TMBD a agenda com a programação do teatro com os eventos a decorrer até dezembro deste ano, que representam um investimento da autarquia que ascende a 126 mil euros.

Catarina Gouveia

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas