MADEIRA Meteorologia

JPP espera que gestão pública da escola hoteleira seja "o fim de uma novela de 13 anos"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Junho 2023
10:41

Marina Barbosa, do PS, quis saber, no período de questões colocadas a Jorge Carvalho, no parlamento, sobre o diploma que devolve à esfera pública a gestão da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo, se haverá oportunidades de trabalho para os jovens formados no estabelecimento de ensino, em vez de terem de emigrar.

Jorge Carvalho respondeu que a empregabilidade nas áreas ligadas à hotelaria e restauração está nos 100%, havendo até falta de mão de obra. "Vamos qualificar os jovens que, por opção entenderem que esta é a via profissional que querem seguir e proceder à qualificação de ativos, para aqueles que estão já no mercado de trabalho possam atualizar e melhorar a sua formação. Aquilo que nos move é a excelência", afirmou.

Paulo Alves, do JPP, lembrou "a novela de 13 anos" em torno da escola hoteleira, com polémicas em anos anteriores por causa da gestão privada da mesma. O deputado quis saber sobre a situação dos professores da escola e os respetivos posicionamentos remuneratórios, lembrando que houve docentes que saíram desta escola e não foram colocados no índice remuneratório correto.

O secretário regional explicou que os professores que pertenciam ao quadro da escola em concessão mantêm o seu lugar de quadro. "O que está em causa, são profissionais, independentemente de serem ou não docentes, contratados pela concessão e que têm a possibilidade de integrarem os quadros públicos", salientou.

Já numa intervenção, Paulo Alves disse que concorda com o diploma, mas entende que vem de uma forma tardia. "Devia ser em 2017 ou 2018", quando a comissão de inquérito sobre a gestão da escola, que tinha cerca de 200 mil euros de renda em atraso, entre outros incumprimentos, recomendava uma solução diferente da concessão.

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas