MADEIRA Meteorologia

Justiça francesa detém mais de 300 pessoas por "atos ou ameaças antissemitas"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Outubro 2023
20:37

Mais de 300 pessoas foram detidas em França por "atos ou ameaças antissemitas" desde o ataque do Hamas a Israel, a 07 de outubro, revelou hoje o Governo francês.

"A plataforma Pharos, que recolhe e trata as denúncias de conteúdos de ódio na internet, recebeu mais de 4.000 alertas, mais de 300 foram transmitidos à justiça para que os autores sejam encontrados e punidos", revelou a primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, em declarações aos deputados no Parlamento em Paris, durante um debate sobre a situação internacional.

No dia 17 de outubro, o Governo francês declarou ter registado "183 detenções" em França por "atos antissemitas" desde 07 de outubro, bem como "327 atos antissemitas" e "3.176 denúncias" na plataforma Pharos, 281 das quais foram submetidas à apreciação da justiça.

O conflito israelo-palestiniano é uma questão particularmente sensível em França, onde a causa dos palestinianos em geral, e dos habitantes de Gaza em particular, tem sido historicamente defendida por alguns partidos de esquerda.

O país alberga também a maior comunidade judaica da Europa (cerca de 500.000 pessoas) e cerca de seis milhões de pessoas de fé ou tradição muçulmana.

O debate sobre o conflito tornou-se particularmente aceso após os sangrentos ataques do movimento islamista palestiniano Hamas contra Israel, em 07 de outubro último, nos quais foram mortas mais de 1400 pessoas, na sua maioria civis, e raptadas 212 pessoas israelitas e estrangeiras.

Na Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, mais de 5.000 palestinianos, na sua maioria civis, incluindo cerca de 2.000 crianças, morreram em resultado dos bombardeamentos de retaliação israelitas, segundo o movimento palestiniano.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas