MADEIRA Meteorologia

RIN MAR foi o Registo de Navios que mais cresceu em 2021 dentro do TOP 20 mundial

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Novembro 2021
16:22

O Registo Internacional de Navios da Madeira (RIN MAR) foi, em 2021, o que mais cresceu dentro do TOP 20 mundial, destaca a secretaria regional das Finanças em comunicado, com base em dados que constam do relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), entidade que faz a avaliação anual da evolução do sector do transporte marítimo.

De acordo com o relatório publicado ontem, a frota de navios mundial cresceu 3% de 2020 para 2021. Para o mesmo período, o RIN MAR apresentou uma taxa de crescimento de 9,7%, ocupando já a 14ª posição do ranking internacional dos maiores registos de navios.

O registo madeirense continua assim a trajetória de crescimento sustentado, tendo subido dois lugares no ranking mundial em número de navios registados.

Resultados que, na opinião do secretário regional das Finanças, responsável pela tutela, se devem ao excelente trabalho desenvolvido pelos promotores do Registo Internacional de Navios que, com o apoio do Governo Regional da Madeira e da Comissão Técnica do MAR, motivaram importantes alterações legislativas e que foram preponderantes para atrair novos armadores, tais como a revisão das taxas aplicáveis aos navios registados, a agilização dos prazos e procedimentos de registos e as mudanças ao regime das hipotecas, que vieram desburocratizar procedimentos e colocar o RIN-MAR a par das melhores práticas internacionais neste domínio.

A aprovação, após longos anos de impasse, da Lei sobre a segurança privada a bordo dos navios de Bandeira Portuguesa, uma insistência conjunta do Governo Regional, da SDM e dos armadores com navios registados na Madeira, veio oferecer, também, maior segurança aos armadores e proporcionar um efeito positivo muito importante nas condições gerais de competitividade do registo madeirense.

Atualmente, o Registo Internacional de Navios é um dos mais fortes instrumentos de desenvolvimento da Estratégia Nacional para o Mar em Portugal e conta com um total efetivo de 808 navios e embarcações, sendo 89 embarcações de recreio, 31 iates comerciais e 688 navios (porta contentores, cargueiros, cruzeiros, graneleiros, navio-tanque, Ro Ro ou supercargueiros, navios para transporte de gás), e um valor global de arqueação bruta de 18,8 milhões.

JM

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas