MADEIRA Meteorologia

Museu Etnográfico da Madeira promove ‘Laboratório de Lã’

Data de publicação
20 Janeiro 2025
15:44

O Museu Etnográfico da Madeira (MEM), espaço tutelado pela Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove, no próximo dia 25 de janeiro, sábado, a sexta oficina no âmbito do projeto ‘Onde Vive a Lã’.

A atividade, sob o tema ‘Laboratório de Lã’ realiza-se entre as 11 horas e as 12h30 e as 13h30 e as 16 horas de sábado.

O público-alvo são adultos, ligados às áreas de design e artes plásticas, estando as inscrições (gratuitas) limitadas a 6 participantes.

As inscrições devem ser feitas através do email semuseuetnografico@gmail.com ou do telefone número 291145326.

A formadora será Irina Andrusko, natural da Estónia, chegou à Madeira através de um projeto de voluntariado ambiental e decidiu permanecer. Fundou a marca Oh Lã Lã Fiber Lab e é membro do Coletivo Enfia o Barrete.

Irina funde a sua formação em linguística, com a criação artística, no campo têxtil. Tal como uma língua é formada por elementos básicos que dão origem a significados complexos, também a lã, enquanto matéria-prima, é trabalhada desde o seu estado bruto, até ser transformada em peças, que comunicam identidade e cultura. Atualmente, dedica-se ao estudo prático da lã madeirense, procurando desenvolver soluções para o aproveitamento desta matéria-prima.

A oficina destina-se àqueles que gostariam de trabalhar com lã regional e conhecer as suas potencialidades. Serão exploradas várias ferramentas, de preparação da lã, para trabalhos têxteis. Trata-se assim de uma atividade dedicada à exploração da lã como um material sustentável e ecológico, numa perspetiva mais contemporânea .Não é uma oficina para criar um produto específico; é mais um ponto de partida para o trabalho criativo, usando a lã como base. Recorde-se que, a 17 de outubro de 2024, foi inaugurada a exposição temporária, ‘Onde a Lã Vive’, MEM.

Trata-se de uma exposição temporária, que se insere num projeto mais vasto, que tem sido desenvolvido, nos últimos anos, pelo MEM, o qual, para além do projeto expositivo, procura contemplar outras vertentes de divulgação cultural.

Este ano, o projeto resulta de uma parceria com o Coletivo Enfia o Barrete (Irina Andrusko e Luz Ornelas) e teve, ainda, a colaboração da escritora Rafaela Rodrigues. É o resultado da recolha e estudo prático à volta de dois rebanhos em regime silvipastoril (ACGSP), duas fiandeiras de lã Isabel da Eira e Isabel Ferreira e o repertório de tricot/malhas. Tem como objetivo dar a conhecer a lã, uma matéria-prima regional, ao longo do seu ciclo completo, desde a pastagem até à sua transformação em objeto. Até ao primeiro trimestre do corrente ano haverá várias atividades de divulgação, nomeadamente outras oficinas, relacionadas com este projeto.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas