MADEIRA Meteorologia

Diretor regional da Agricultura assinala crescimento na produção de sidra

Data de publicação
24 Abril 2024
17:39

Numa visita às ‘Casas da Levada’, um projeto de agroturismo de Joaquim Abreu, que alia o turismo à produção de sidra, o diretor Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural assinalou um crescimento na produção desta bebida regional.

Marco Caldeira fez saber que a produção de Sidra da Madeira assenta em três sidrarias, uma pública, a Sidraria de Santo António da Serra, em Machico, a funcionar desde janeiro de 2020, e duas privadas, uma na freguesia dos Prazeres, Calheta, e outra na freguesia da Camacha, Santa Cruz. Segundo disse, para a campanha de 2023/2024 que deverá começar em setembro, já se inscreveram na Sidraria de Santo António da Serra 59 produtores.

“Trata-se de um aumento de 71% em relação à campanha de 2022/2023 onde deram entrada 83 527kg de maçãs e/ou peros, a que corresponderam 41 850 litros de sidra produzida, um aumento de 89% e de 91%, respetivamente” disse o responsável adiantando que o crescimento verificado surge devido às boas políticas que o governo traçou para este sector.

O empreendimento ‘Casas da Levada’, localizado na Ponta do Pargo, tem uma área aproximada de 10 000 metros, tratando-se de uma exploração agrícola e de investimento de turismo em espaço rural apoiado com fundos comunitários através do PRODERAM e do Orçamento da Região.

Atualmente, o empresário Joaquim Abreu já produz a sua própria sidra – ‘Endémica’ - feita exclusivamente com as maçãs, também elas endémicas, da Ponta do Pargo, freguesia do concelho da Calheta.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas