MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Engenheiro

5/01/2023 08:00

Não sabia, mas há passageiros, aqueles passageiros mais maçadores, uns com ganas de Che Guevara (com barba, mas sem a boina basca), que falam muito e que gostam de anunciar a localização dos novos aeroportos, outros com penteados estranhos e bolsos carregados com indemnizações chorudas, então não é que este tipo de gente é lançado dos aviões e em pleno voo e pasme-se, sem para-quedas…

Mas esta moda de mandar socialistas pelos ares (leia-se serem demitidos ou demitirem-se) e em pleno voo (leia-se a meio do mandato), não ficou pelo ministro Pedro Nuno Santos nem pela secretária de estado Alexandra Reis, também calhou a rifa a mais uns poucos, em nove meses foram onze passageiros e alguns tinham até cartão de passageiro frequente socialista. António Costa, o comandante supremo destes voos alucinados, vai falando ao microfone naquele tom nasalado que ninguém percebe muito bem e quando sente a aeronave em perda, quando os "flapes" já não funcionam (leia-se a realidade alternativa e a demagogia), abre a porta e lá vai um ministro ou um secretário de estado aos trambolhões e de mala aviada. Os voos tripulados por este desencartado têm sido uma aventura pouco digna e atribulada. Os calafrios têm sido muitos, assim como os "borreganços", mas como tem as torres de controle muito bem controladas (leia-se a comunicação social), não se aflige muito, pois sabe que ninguém lhe vai fazer perguntas difíceis, do género: com quem aprendeu a pilotar aviões (leia-se governar) e qual é o seu acrobata aéreo preferido (leia-se político de eleição). Como sabemos que a resposta às duas perguntas é José Sócrates… está tudo explicado.

Mas esta companhia de aviação malfadada em que Costa manda e desmanda e da qual se serve para as suas passeatas aéreas tem muito que se lhe diga. Em 2016 com o descolar desastroso da Geringonça foi a reversão da privatização, um processo que estava em curso, andou para trás e quem se chegou à frente foram os contribuintes. Depois de uns anos a planar à custa do erário público e das viagens dos madeirenses e porto-santenses e depois de umas aterragens de emergência e de uns contractos manhosos e mal explicados para aquisição de aviões que pareciam nunca serem os suficientes, finalmente veio a salvação, e claro, mais uma vez, graças aos impostos dos portugueses. É claro que grande maioria dos contribuintes líquidos (são líquidos porque choram o dinheiro dos seus impostos) desta loucura mansa nunca sentou o rabo num avião da TAP, mas isso interessa pouco. E assim lá vão mais 3,2 mil milhões de "aerios" a voar para mais um reforço, para mais uma restruturação. Desta vez é para privatizar e será uma injecção salvífica, ou não tivesse sido ministrada por Pedro Nuno Santos.

Mal acabou de se livrar de um ministro incomodo e incompetente, Costa prepara-se para mais umas voltinhas de avião com a sua renovada equipa de estrelas. Parece que o novo ministro Galamba vai ficar sentado numa saída de emergência, o Medina vai mais atrás, sobre a asa e um bocado nervoso… será que levam para-quedas? Para o comandante António Costa, a TAP é a Transportadora de Almas Penadas, pois acabam quase todos os seus passageiros despejados do avião e em voo livre em direcção ao purgatório (leia-se Assembleia da República). Para os contribuintes portugueses, que já não podem ver a TAP à frente, é mais TAD… Transportadora de Almas Depenadas.

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