MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

SIGA FREITAS

26/04/2023 08:00

Nos últimos dias, temos lido diversos artigos de opinião que não passam de slogans. Vejam-se alguns:

"Cumprir Abril, Mudar a Madeira", "O futuro da Madeira", "Programa de Estabilidade - Portugal no caminho certo", "A Oportunidade de mudar" entre outros… Tudo isto parecem-me interessante e cheio de frases bonitas e giras, tipo aquelas que se ouve as Miss Universo dizerem.

Precisa-se mudar? Qual razão? Não se sabe, porque não apresentarem melhores soluções e as pessoas mais capazes para tal.

Será que podemos confiar em pessoas que perdem mandatos por não apresentar a sua declaração de rendimentos? Será que se pode confiar em pessoas que se escondem e colocam um fantoche a cobri-la, como máscara dos seus rostos? Será que se pode confiar em quem nunca demonstrou qualquer capacidade aglutinadora e capaz de reunir um grupo de pessoas para formar governo, mantendo, ao invés, os interesses e o status quo?

É claro que isto é tudo falsidades. Tal como Pinóquio que sonhava ser um menino, mas que mentia e será que queria ser um menino de verdade? Será que querem mesmo ganhar eleições? Ainda em histórias infantis, a dos 7 anões que procuravam uma "justiça" e queriam destruir o espelho mágico da Rainha Má, mas todos brigam entre si e dizem "tenho de ser eu…" Moral da história? Ninguém parte o espelho… Em algumas versões são eles todos e noutra é a própria Rainha Má. Como nestes escritores todos querem, mas nenhum quer.

A "esperança", a "mudança" e a "justiça social" só mesmo para garantir os seus poucos lugares e os lugares dos seus amigos, manter o "status quo".

Concretamente temos uma mão cheia de nada.

No meio de tanta reunião secreta, no meio de tantas palavras bonitas, também todos podemos dizer:

Mais cidadania, seja lá o que isso for. "Amadurecer e fazer valer a nossa Liberdade", gosto em especial desta parte: "escolher o caminho", parece-me que sempre que se vota, todos escolhem o caminho que querem e nunca é o mesmo que as pessoas desses artigos enfeitados.

Se a nível nacional não existe uma proposta para "melhor Saúde", "mais Habitação", "mais Emprego", "melhores salários", "menos impostos" não seria melhor começar a sugerir a nível nacional? Tipo, sei lá, enviar uma carta ao Costa, um memorando, um pombo correio… Não sei, algo semelhante.

Tal como se escreve: Este é o meu desígnio, algo quase divino, uma Madeira melhor, uma Madeira mais evoluída, uma Madeira com inteligência artificial, uma Madeira com nómadas digitais, uma Madeira para os madeirenses viverem, uma Madeira mais justa, uma Madeira com salários iguais aos do Mónaco… Pronto… Farei valer tudo isto, sem empresários, esses malfeitores, sem a função pública, esses que não querem trabalhar, sem os professores, esses que não querem ser avaliados, e ainda querem recuperar todo o tempo de serviço, mas sim uma Madeira para os Madeirenses, uma Madeira fabulosa. Ah… esqueci, como há uns extremistas: esses vadios que vivem do rendimento mínimo é para acabar com isso tudo…

Já agora… festas todos os dias da semana, em especial dias da semana em que a música tocará implacavelmente até à 1 ou 2 da manhã, pois todos os turistas querem vir a este paraíso tropical ou os decibéis rasgar o silêncio!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas