MADEIRA Meteorologia

Parlamento Europeu assinala Dia da Mulher com a presença de duas atletas da seleção feminina espanhola

Data de publicação
12 Março 2024
12:52

Acompanhadas por Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, as futebolistas campeãs Ivana Andrés, capitã do Real Madrid e da seleção espanhola durante o Campeonato do Mundo 2023, e Alba Redondo, capitã do clube Levante, entraram no hemiciclo, de medalha ao pescoço e com o troféu conquistado em agosto passado em riste, ao som de uma ovação dos eurodeputados, para assim assinalar o Dia Internacional da Mulher.

Já instaladas, foi Metsola que deu o pontapé de saída desta comemoração, reconhecendo o papel das mulheres, que têm “mudado o mundo” independentemente da área onde atuam. “Por isso, temos de continuar com muito empenho para conseguir a igualdade de tratamento e para que as contribuições das mulheres sejam mais visíveis, garantindo que cada rapariga e rapaz tenha modelos para seguir”, afirmou a líder, dando, assim, as boas vindas às duas futebolistas, que, conforme realçou, são prova dada de que o futebol não se faz apenas no masculino.

“A vossa vitória lembram-nos que o género não vai impedir rumar ao sucesso e que o trabalho árduo, a determinação e a ambição são qualidades que superam quaisquer limites”, disse. No entanto, reconheceu que no Desporto a desigualdade persiste, seja ao nível da cobertura mediática, seja ao nível dos patrocínios. “Isto é um problema sistémico e o Parlamento Europeu está todos os dias a lutar para resolver estes problemas”, asseverou, pedindo o contributo de todos para alcançar a igualdade.

Já sinalizando o Dia da Mulher como um dia para refletir sobre o passado, mas também para perspetivar o futuro, Roberta Metsola congratulou-se pelo órgão que encabeça ser pioneiro nesta luta.

Construir referências

Por seu turno, do púlpito, Alba Redondo afirmou estar a discursar diante do hemiciclo em representação de todas as mulheres cuja paixão é o desporto e “que lutam no dia-dia para realizar os seus sonhos”.

“Não é pelo passado que devemos estar aqui. É pelo futuro. Devemos construir um futuro melhor e uma sociedade mais justa, igualitária e solidária”, avançou, apontando a Educação como um dos caminhos a seguir para alcançar tal objetivo.

Neste esforço, a jogadora elogiou o contributo da Europa, “que soube impor-se através das suas decisões” a favor das mulheres.

Já Ivana Andrés reiterou a Educação como “um aliado” e uma “ferramenta única para transformar as pessoas e o pensamento”. “O Desporto transforma e educa e devemos utilizá-lo corretamente e devemos dar às jovens de todo o mundo exemplos em que se possam ver refletidas, que as inspirem e que lhes permita nos momentos difíceis a continuarem em frente.

Devemos continuar a construir referências femininas fortes para homens e mulheres”, apelou e continuou: “As mulheres de todo o mundo já não querem ser apenas como Beckham ou Cristiano Ronaldo. Querem ser como Alexei Putellas, por exemplo”, aditou, concluindo que as jovens apenas precisam de uma oportunidade para mostrar o seu potencial.

De assinalar que, no final da comemoração, as atletas ofereceram a Roberta Metsola uma camisola da seleção espanhola, com o seu nome inscrito.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas