MADEIRA Meteorologia

Jornalista russo detido por “extremismo” por criar vídeos para a equipa de Navalny

Data de publicação
27 Abril 2024
20:04

Um jornalista russo que colabora com vários meios de comunicação social foi colocado em prisão preventiva por “extremismo” por ter participado na criação de vídeos para o canal de YouTube da equipa do falecido opositor Alexeï Navalny, foi hoje anunciado.

Konstantin Gabov vai ficar detido pelo menos até 27 de junho, enquanto aguarda julgamento, disse o serviço de imprensa dos tribunais de Moscovo, no Telegram.

Gabov colaborou com várias empresas de comunicação social, incluindo os canais de televisão russos Moskva 24 e MIR e a agência bielorrussa Belsat, segundo a imprensa russa.

O jornalista é acusado de “participação na preparação de fotos e vídeos destinados a serem publicados no canal NavalnyLIVE YouTube”, indicaram os tribunais, referindo-se a uma das plataformas utilizadas pela equipa do adversário Alexeï Navalny.

Alexeï Navalny morreu em fevereiro em circunstâncias ainda não esclarecidas numa prisão no Ártico. O seu movimento foi classificado como “extremista” pelos tribunais, o que coloca os seus colaboradores e apoiantes em risco de serem processados.

A maioria dos associados do opositor está exilada no estrangeiro, outros receberam longas penas de prisão.

No final de março, uma fotojornalista, Antonina Kravtsova, que trabalhava sob o nome de Antonina Favorskaïa, também foi detida sob a acusação de “extremismo”.

Vários outros jornalistas estão detidos na Rússia, incluindo o americano Evan Gershkovich, alvo de acusações de “espionagem” que rejeita, tal como os seus meios de comunicação, os seus familiares e as autoridades americanas.

Um jornalista russo-americano, Alsu Kurmasheva, que trabalha para a Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL), também está detido desde outubro de 2023 por não se ter registado como “agente estrangeiro”, conforme exigem as autoridades.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas