Missa do Dia Mundial do Doente transmitida em direto na Internet

Redação

O Serviço de Saúde da RAM assinalou o Dia Mundial do Doente, comemorado hoje, 11 de fevereiro, com a celebração de duas cerimónias religiosas. A primeira decorreu, esta manhã, na capela do Hospital Dr. Nélio Mendonça, com o novo capelão do hospital padre Bonifácio Santos. A segunda, será daqui a pouco, às 15h00, na capela do Hospital Dr. João de Almada, e será transmitida em direto a partir do portal do SESARAM. Esta eucaristia será presidida pelo Bispo do Funchal, D. Nuno Brás.

Relativamente à cerimónia religiosa que decorreu na capela do Hospital Dr. Nélio Mendonça, esta reuniu mais de uma centena de pessoas, doentes internados, profissionais de saúde e cuidadores/familiares. Marcaram, também, presença elementos da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, Conselho de Administração, da Direção Clínica e da Direção de Enfermagem do SESARAM.

Para a celebração da missa no Hospital Dr. Nélio Mendonça, dirigida aos doentes internados, o SESARAM contou com a especial colaboração dos voluntários do Movimento de Voluntariado Hospitalar Presença Amiga, da Delegação da Madeira da Cruz Vermelha e Delegação Regional da Luta Portuguesa Contra o Cancro, os quais auxiliaram na deslocação interna dos doentes para a capela.

Recorde-se que a data foi instituída a 11 de fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II. Na carta de instituição do Dia Mundial do Doente, o Papa João Paulo II lembrou que a data representa "um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que sofrendo, morrendo e ressuscitou, operou a salvação da humanidade".