Papa Francisco desloca-se a Abu Dhabi em fevereiro

LUSA

O papa Francisco vai deslocar-se a Abu Dhabi de 03 a 05 de fevereiro para participar num encontro inter-religioso sobre a “Fraternidade Humana”, anunciou hoje o porta-voz do Vaticano.

Francisco foi convidado pelo príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed Al-Nahyane, e pela Igreja Católica dos Emirados Árabes Unidos, precisou o Vaticano.

A visita ocorrerá logo após a deslocação de Francisco ao Panamá para as Jornadas Mundiais da Juventude, de 22 a 28 de janeiro, e pouco antes da que fará a Marrocos, prevista para 30 e 31 de março.

Para o resto do ano de 2009, o papa anunciou em setembro a sua intenção de se deslocar ao Japão, sendo ainda possível que visite Madagáscar.

Apoiante do diálogo com as outras confissões cristãs e religiões, Francisco já se deslocou por várias vezes a países muçulmanos, tendo estado no Médio Oriente e na Turquia em 2014, no Azerbaijão em 2016 e no Egito em 2017.

A viagem a Abu Dhabi terá por tema “Faz de mim um instrumento da tua paz”, a primeira frase da mais célebre oração de Francisco de Assis, santo cujo nome Jorge Bergoglio escolheu quando foi eleito papa, precisou o Vaticano.

“[A frase] exprime a nossa oração de que a visita do papa Francisco aos Emirados Árabes Unidos possa propagar de modo especial a paz de Deus nos corações de todas as pessoas de boa vontade”, explicou o Vaticano.

O logótipo da viagem, que inclui uma pomba com as cores das bandeiras do Vaticano e dos Emirados transportando um ramo de oliveira, “simboliza a visita do papa ao país como mensageiro da paz”, adiantou.