Nossa Senhora da Penha de França 'em festa'

Guadalupe Pereira

Está a terminar a festa de Nossa Senhora da Penha de França, na capela com o mesmo nome.

A celebração eucarística e presidida pelos bispo D Antônio Carrilho e ainda pelo padre Vítor Sousa, que dirigiu aos presentes algumas palavras de acolhimento e agradecimento. Em breves palavras fez um resumo histórico da capela, dizendo que neste espaço viveu o bispo D. Manuel Agostinho Barreto e por aqui também passou a Irmã Wilson.
Referiu ainda que foi nesta capela que se realizou a primeira missa inglês pelo Padre Rafael. E também aqui se realizou pela primeira vez a catequese pelos Vicentinos. As leituras serão ainda proferidas em português e inglês.
Já D. António Carrilho agradeceu as palavras de acolhimento e na sua homilia percorreu as leituras destacando o papel de Nossa Senhora, aqui evocada como Senhora da Penha. Enaltecendo que as capelas são “verdadeiros monumentos da nossa fé” acrescentando que “foram edificadas pela fé”, recordando que neste espaço de “proximidade” muitos já alcançaram graças.
Neste momento é feita a distribuição da comunhão, seguindo- se a procissão. Marcam presença alguns madeirenses, turistas e o presidente da junta de freguesia da Sé.