Igreja Católica vai reforçar acompanhamento aos casais, mesmo os unidos pelo ”civil” ou “sem qualquer vínculo”

Redação

Na base deste projeto está um novo guião lançado hoje em Fátima pela Federação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio.

A Federação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio apresentou hoje, no Centro Paulo VI, a obra ‘Caminhada em Matrimónio – um guia para casais e famílias’.
Em entrevista à agência ECCLESIA, o casal responsável pela Federação, Joaquim Valente Silva e Diná Rocha, destaca um projeto que pretende marcar um ponto de “viragem” no trabalho que é feito pela Igreja Católica neste campo, que deve ir mais além do que “a preparação próxima do casamento”.
“Nós queremos que este guião esteja disponível quer para os jovens quer para os casais que já estão casados, ou civilmente ou pela Igreja Católica. Uns para rever a sua vida e outros para iniciar uma caminhada que pode vir a culminar numa dinâmica de família diferente”, salientou Joaquim Valente.
Neste sentido, “a grande novidade” desta publicação “é a abertura” a um novo caminho, “fora da zona de conforto” habitual dos CPM, incluindo não só aqueles que se preparam para o matrimónio mas todas as famílias em geral.
Para que sirva de ponto de partida para “o aprofundamento e o frutificar de um amor em doação”, sustentou o presidente da Federação Portuguesa dos CPM.
Sobre como é que vai ser concretizado, “de forma prática”, este acompanhamento aos casais e às famílias ao longo do tempo, já está em marcha um trabalho “a nível nacional”, de envolvimento de “todas as dioceses” e de “todos os casais responsáveis quer do CPM quer da Pastoral Familiar”.
“E estamos também a contar com todos os assistentes do CPM e o clero em geral, com todos os sacerdotes de Portugal”, frisou Joaquim Valente Silva.
A Federação Portuguesa dos CPM tem cerca de 7 mil exemplares deste guião para colocar à disposição dos sacerdotes e dos casais com experiência de trabalho na área da preparação e do acompanhamento do matrimónio.