Papa envia mensagem de consolo e ânimo à Grécia e ao Laos

Lusa

O papa Francisco ofereceu hoje consolo às vítimas e enviou uma mensagem de ânimo a quem participa nas operações de resgate nos incêndios florestais da Grécia e no colapso de uma barragem hidroelétrica no Laos.

Num telegrama enviado às autoridades eclesiásticas e civis da Grécia, Francisco expressou a sua “profunda tristeza” pela tragédia e a sua “sincera solidariedade a todos os afetados”.

Além disso, deu alento às autoridades civis e aos grupos de emergência, que continuam os seus esforços de resgate.

Os incêndios ocorridos em diferentes localidades ao redor de Atenas provocaram pelo menos 60 mortos e 172 feridos, alguns em estado crítico, de acordo com os últimos dados da Proteção Civil grega.

O papa também enviou um telegrama de pêsames e de "sincera solidariedade a todos os afetados pelo desastre” no Laos.

“Sua Santidade ora especialmente pelo repouso dos defuntos, a cura dos feridos e encorajou a todos que choram a perda de seus próximos e que temem pelas vidas daqueles que ainda estão desaparecidos”, lê-se na mensagem.

Também neste telegrama “encorajou as autoridades civis e todas as pessoas envolvidas nos esforços de busca e salvamento e a quem ajuda as vítimas desta tragédia”.

Várias pessoas morreram, centenas estão desaparecidas e 6.600 ficaram sem casa depois do colapso da barragem hidroelétrica de Xepian-Xe Nam Noy, na província de Attapeu, a cerca de 550 quilómetros a sul do Vietname.