MADEIRA Meteorologia

Grupo VITA quer "criar competências para prevenir" novos abusos sexuais na Igreja Católica

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Abril 2023
15:19

O presidente da Conferência Episcopal Portugal (CEP), José Ornelas, apresentou o projeto Grupo VITA que tem a missão de "acompanhar e prevenir as situações de abuso sexual", após as conclusões da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica.

"A comissão surge na sequência do que foi antes realizado, a começar com a constituição da comissão independente, que surge com o caminho da Igreja em todo o mundo sobre abusos sexuais", começou por dizer José Ornelas, no início da apresentação, em Lisboa.

O bispo de Leiria-Fátima afirma que é "necessário organizar" um grupo com "competências suficientes" para tratar deste assunto, uma vez que as conclusões do relatório da Comissão Independente "causaram muito impacto".

"A começar por nós e por conhecer realidade dramática que constituem estes abusos que causaram no ponto de vista das vítimas. A nossa primeira preocupação era saber quem são e a [sua] realidade. Saber como aconteceu e quais os caminhos que se impõem para tratar bem os casos que venham a acontecer, mas sobretudo prever, formar e criar competências dentro da igreja para que possamos ter o mais possível uma atitude que nos leve a prevenir e a tratar esta questão", afirmou.

A constituição deste grupo vai ser articulada com o seio da Igreja e estará em funções durante três anos. Está ainda prevista a criação de um manual de prevenção.

A criação do Grupo VITA surge na sequência do trabalho da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, que, ao longo de quase um ano, validou 512 testemunhos de casos ocorridos entre 1950 e 2022, apontando, por extrapolação, para um número mínimo de 4.815 vítimas.

Como consequência, algumas dioceses decidiram afastar cautelarmente do ministério alguns padres, enquanto decorrem os respetivos processos.

Daniel Faria

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas