Papa recebe um Lamborghini para ajudar comunidades cristãs do Iraque

Lusa

O papa Francisco recebeu hoje as chaves de um Lamborghini branco, um modelo único que será leiloado para ajudar a regressar ao Iraque as comunidades cristãs deslocadas.

O automóvel desportivo, uma edição especial do modelo "Huracan", com o valor comercial de cerca de 200 mil euros, foi entregue antes da audiência geral pelos administradores da construtora automóvel, benzido e assinado pelo chefe da Igreja Católica.

Francisco decidiu que parte do dinheiro angariado no leilão se destinará a financiar o projeto da organização "Ajuda à Igreja que Sofre" de apoio ao regresso das comunidades cristãs ao vale de Nínive, de onde saíram com a chegada das milícias do grupo extremista Estado Islâmico.

O projeto visa reconstruir casas, locais de culto e edifícios públicos para 12 mil pessoas das comunidades sírio-católicas, sírio-ortodoxas e caldeias.

O restante dinheiro do leilão será entregue à comunidade papa João XXIII, que auxilia mulheres vítimas de redes de prostituição, e a organizações que prestam apoio médico em África.

O papa já recebeu uma moto Harley Davidson, igualmente leiloada em benefício de uma instituição de caridade.