XXV Edição do Circuito de São Martinho deverá juntar cerca de 400 atletas

Raul Caires

A XXV Edição do Circuito de São Martinho, que decorre a 10 de novembro e inclui quatro provas, deverá juntar cerca de 400 atletas, segundo estimativa feita hoje por Egígio Olim, presidente da Associação de Atletismo da Madeira.

O dirigente falava na apresentação do evento, que decorreu na Junta de Freguesia de São Martinho, tendo aproveitado a ocasião para congratular a iniciativa da ACDR de São Martinho, coletividade que organiza o circuito, de convidar Fernanda Ribeiro, campeã olímpica dos 10 mil metros em Atlanta1996 e bronze em Sydney2000, para amadrinhar a competição deste ano.

André Candelária, presidente da ACDR de São Martinho, justificou o convite a Fernanda Ribeiro com a necessidade de assinalar convenientemente a longevidade da prova com a presença de “uma atleta com provas dadas” e com capacidade não só para promover o atletismo na Região como também para dar mais visibilidade ao evento, incentivando a participação.

A vinda à Região de Fernanda Ribeira resulta de um esforço que contou com o apoio da Junta de Freguesia de São Martinho e da Associação de Atletismo da Madeira. E o convite também serve para “homenagear” e “voltar a acarinhar” uma atleta que personifica um grande “exemplo de trabalho, perseverança e de vontade”.

Por seu turno, o diretor regional do Desporto, David Gomes, considera ser “gratificante, como representante do Governo regional, verificar uma admissão transversal de participantes dos mais variados escalões etários", uma vez que tal abertura contribui para a “promoção do desporto e para combater índices ainda preocupantes de sedentarismo e obesidade, sobretudo junto das crianças”.

O XXV Circuito de São Martinho inclui quatro provas. A primeira, de 400 metros, está marcada para as 20h30 e é destinada aos escalões de Sub-10 e Sub-12. Segue-se a prova de 800 metros para os Sub-14. Às 20h45 será a vez da prova dos 1.700 metros nos escalões Sub-16 e Sub-18. Pelas 21h00 decorre a última prova, de 5.500 metros.