Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude passaram pelo parlamento madeirense

A Assembleia Legislativa da Madeira recebeu, hoje, os Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que desde o dia 6 de maio estão a percorrer a Região, e que neste último dia da peregrinação ficam na cidade do Funchal.


“A passagem destes símbolos por aqui tem o significado de trazer ao povo da Madeira e do Porto Santo os sinais da juventude: de esperança, de alegria, de trabalhar pela paz e por uma melhor solidariedade”, referiu o presidente do parlamento madeirense.


“É evidente que o Estado português é laico, mas sociedade não é. A sociedade é profundamente cristã, católica, e, portanto, é com muito orgulho e satisfação que o presidente do parlamento da Madeira recebe estes símbolos”, reforçou José Manuel Rodrigues.


“Nestes tempos conturbados que vivemos, de guerra, é bom que haja estes sinais. Os jovens interpretam bem este desejo da humanidade de que possamos ter paz na Europa, neste caso na Ucrânia. Os valores e os princípios dos jovens cristãos vão no caminho correto”, afirmou.


O padre Carlos Almada, do Comité Organizador Diocesano (COD) Madeira da Jornadas Mundiais da Juventude, mostrou-se surpreendido com a adesão dos jovens à peregrinação e à passagem dos Símbolos. “Surpresa, porque atrás desta cruz e deste ícone juntaram-se muitos jovens”, que devem marcar presença na Jornadas Mundiais da Juventude, que acontece em Lisboa, já em 2023.


Na próxima quinta-feira, os jovens madeirenses reúnem-se em mais uma manifestação de fé e de solidariedade, num encontro no Pico do Arieiro, para ver o nascer do sol.


A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani chegaram no dia 06 de maio à cidade do Funchal. A peregrinação culmina, hoje, com a missa de encerramento, na igreja do Colégio, às 19h30.


De 26 a 31 de julho, do próximo ano, a Madeira recebe a Pré-Jornada Mundial da Juventude.


São esperados mais de um milhão e meio de jovens nas Jornadas Mundiais da Juventude marcada para Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.