Símbolos da JMJ hoje na Sé e amanhã na igreja do Colégio para a despedida

Guadalupe Pereira

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’, chegam esta tarde à Sé do Funchal pelas 16h45.

Após a o acolhimento dos símbolos da JMJ, decorrerá a missa às 17h30, onde, também serão apresentadas as relíquias do Beato Carlo Acutis, conhecido como ‘padroeiro da internet’.

Ainda nesta segunda-feira, à noite, pelas 21h00, na Igreja do Carmo, no Funchal acontecerá uma vigília de oração.

Nestes dias em que os símbolos da Jornada estão a realizar a sétima etapa da peregrinação nacional, percorrendo as diversas paróquias dos vários arciprestados da diocese, diversas instituições, escolas, lares, onde “foram carregados por jovens, menos jovens e por tantos que se disponibilizaram e se quiseram juntar à alegria das Jornadas Mundiais da Juventude”, dá conta uma nota publicada na página da Igreja madeirense.

Nesse sentido, são muitos os comentários e as frases que vão sendo proferidas nas páginas das redes sociais, que demonstram o entusiasmo e a alegria com que os mesmos têm sido acolhidos.

“Tem sido maravilhoso acompanhar os símbolos da Jornada”, sublinhando que, ninguém fica indiferente os “símbolos têm um grande impacto em todas as pessoas que com eles se cruzam”, lê-se na página do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese do Funchal.

Este é um momento único na vida da Juventude diocesana, que está a chegar ao fim, “queremos terminar em grande e em festa esta peregrinação destes símbolos, contando com todos - jovens, menos jovens, grupos de jovens e toda a diocese”, convida a organização.

A despedida será amanhã, dia 24, com a Missa de encerramento pelas 19h30, na Igreja do Colégio, seguida de Arraial da Juventude, no mesmo espaço.

Seguidamente, os símbolos partem para a Diocese de Angra (Açores), para cumprir mais uma etapa da caminhada rumo ao grande encontro com o Papa Francisco, em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

A finalizar, os agradecimentos, “a todos quantos receberam estes símbolos e todo o entusiasmo vivido nestes dias, com a certeza que estes dias ficarão para sempre guardados nos nossos corações!”