MADEIRA Meteorologia

Diocese de Leiria reúne mil alunos da catequese em Fátima

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Maio 2022
16:59

Perto de um milhar de jovens vão participar, no próximo sábado, em Fátima, no Encontro Diocesano de Adolescentes (ENDIAD), promovido pelo Serviço de Catequese da Diocese de Leiria-Fátima, com os olhos postos na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Segundo o padre José Henrique Pedrosa, que dirige o setor da catequese na diocese de Leiria-Fátima, esta atividade está projetada para os alunos do 7.º ao 10.º ano de catequese, tendo em conta a proposta para a catequese da adolescência enquadrada na preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a realizar em Lisboa em 2023.

Assim, a atividade a decorrer no sábado no Santuário de Fátima, "está pensada numa perspetiva de fazer o lançamento para a JMJ", informa uma nota publicada na página da diocese na internet.

Os objetivos para o ENDIAD são, "para além do sentido da fé, do encontro e do convívio", ter em atenção a "temática que permite fazer uma caminhada dentro do próprio grupo, num ambiente diferente", sendo o tema "Dispostos ao Sim", estando enquadrado em episódios do evangelho onde Maria tem uma presença ativa.

"Durante a manhã, as atividades serão realizadas autonomamente por cada grupo de participantes e obrigará ao recurso de tecnologia, nomeadamente dispositivos móveis, para a leitura de códigos QR localizados em oito pontos diferentes do recinto do Santuário. À tarde, o sentido é redirecionado para a JMJ: os grupos passarão por cinco postos entre o Centro Pastoral Paulo VI e a casa de São Bento de Labre", adianta a nota.

O programa da atividade, que contempla uma missa presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, termina às 17:00, no Centro pastoral Paulo VI.

A última edição do ENDIAD foi realizada há dois anos, abrangendo os jovens a frequentar o 9.º e o 10. Da catequese, contando com 77 grupos inscritos, compostos por 580 jovens. Nesse ano, acabou por ser cancelada a edição para o 7.º e 8.º anos, por coincidir com a proibição de circulação entre concelhos devido à pandemia de covid-19.

Este ano, estão inscritos, além dos perto de mil jovens, cerca de 200 catequistas, correspondentes a 116 grupos provenientes de mais de metade das paróquias da diocese.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas