MADEIRA Meteorologia

Papa encoraja casais ao diálogo e a não se "isolarem nos telemóveis"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Dezembro 2021
15:01

O papa Francisco encorajou hoje os casais a escutarem-se mutuamente para evitarem conflitos e dificuldades em vez de se "isolarem nos telemóveis" ou acusarem-se um ao outro, no dia em que os católicos celebram a festa da Sagrada Família.

Na sua mensagem durante a oração do ‘Angelus’, perante milhares de fiéis na Praça de São Pedro, o papa abordou o tema dos problemas familiares e assegurou que são os detalhes, as atitudes adequadas, as pequenas atenções e os gestos simples que cuidam das relações familiares no dia-a-dia.

Francisco repetiu umá frase que usa frequentemente em encontros com famílias e casais e que contém as que considera como as mais importantes palavras num casamento: "por favor, obrigado e desculpa."

O papa considerou que, "para preservar a harmonia da família, há que lutar contra a ditadura do eu".

"É perigoso quando, em lugar de escutarmos, nos culpamos dos nossos erros; quando em vez de nos preocuparmos com os demais, nos centramos nas nossas próprias necessidades; quando em vez de falar, nos isolamos com os nossos telemóveis; quando nos acusamos uns aos outros, repetindo sempre as mesmas frases, encenado uma obra de teatro já vista na qual cada um quer ter razão e no final há um frio silencio", assegurou.

O papa aconselhou os casais a nunca dormirem sem fazerem as pazes para evitarem esta guerra fria.

"Às vezes, inclusive, se chega à violência física e moral. Isto rompe a harmonia e mata a família. Passemos do ‘eu’ ao ‘tu’", aconselhou.

Por ocasião do dia da Sagrada Família, Francisco escreveu aos casais católicos uma carta, hoje publicada, na qual também expressa "proximidade e afeto" aos matrimónios que se separaram.

Na carta, o papa recordou que a convivência de muitos casais durante o confinamento, na sequência da pandemia, foi dura e levou à rutura familiar, mas pediu que "não deixem de pedir ajuda para que os conflitos possam superar-se de alguma maneira e não causem mais dor" aos membros do casal e aos filhos.

Por outro lado, Francisco considerou que a pandemia e o confinamento também tiveram como positivo o aumento "do tempo de estar juntos" e isso foi "uma oportunidade única para cultivar o diálogo em família", apesar de requerer "um especial exercício de paciência", por não ser fácil partilhar o dia na mesma casa em que se tem de trabalhar, estudar e descansar.

O líder da igreja católica lembrou aos pais que os jovens veem neles um exemplo e considerou que "a família não pode prescindir dos avós, que são a memória viva da humanidade".

Aos jovens que se preparam para o matrimónio, o papa instou a não desanimarem e a inspirarem-se em São José, numa época em que "a situação de incerteza laboral" torna mais difícil projetar um futuro.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas