MADEIRA Meteorologia

D. Nuno Brás: "Deixemo-nos contagiar pela beleza do Presépio"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Dezembro 2021
12:01

O bispo do Funchal afirmou na homilia da Missa da Noite de Natal que o presépio é manifestação da glória de Deus, revelada na pobreza, e contitui um convite a espalhar essa "beleza".

"Deixemo-nos contagiar pela beleza do Presépio. E, quais anjos portadores da Boa Notícia, contagiemos tantos outros com essa beleza. Não precisamos de muitos meios ou de muita sabedoria: só necessitamos da nossa vida e de um coração disponível para acolher a Palavra feita carne", afirmou D. Nuno Brás.

A Missa da Noite de Natal foi presidida pelo bispo do Funchal na catedral diocesana, celebrando o cumprimento da promessa da chegada do Salvador, que continua "a sorrir, a convidar, a transformar".

"O Menino nasceu: nasceu para ti, para o teu coração que, por muito pobre e frio que seja, será sempre bem mais acolhedor que a gruta de Belém. Irrompe, também tu, em gritos de alegria, e contagia todos os demais: um Menino nasceu para nós, um Salvador nos é oferecido", afirmou.

D. Nuno Brás referiu que "quando Deus se faz presente, quando Deus se mostra, se revela, se deixa encontrar por um ser humano, manifesta a Sua glória, envolve nela o homem, e transforma radicalmente a sua vida".

"A glória de Deus traz consigo a surpresa, a beleza que atrai, o convite a reconhecer o próprio Deus e a nos deixarmos envolver por Ele, permitindo que Ele nos conduza e nos leve mais longe", afirmou.

E Deus mostra-se com a sua beleza. É atraente. Deus é beleza que vemos, que escutamos ou que sentimos, à qual não somos capazes de resistir, de tal modo ela nos atrai e nos convida a ir mais longe, a ultrapassar as nossas capacidades e as realidades pobres, materiais em que ela vem até nós e se manifesta."

O bispo do Funchal disse que a beleza do Deus que se revela no presépio envolve, empenha todos os sentido, "não fala apenas à inteligência", também ao coração, convidando a "reconhecer a presença divina" que se propõe conduzir cada pessoa "por caminhos e para caminhos nunca antes suspeitados".

"Nesta noite santa, somos, também nós, envolvidos pela glória divina, que ultrapassa tempos e lugares para chegar a cada um de nós. Sejamos, também nós, na nossa pobreza, nas nossas incapacidades e fraquezas, anunciadores da glória de Deus que nos envolve", indicou D. Nuno Brás na Missa da Noite de Natal.

Ecclesia

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas