Sé encerrada na próxima semana para retirar as redes

Guadalupe Pereira

A igreja da Sé já não tem os andaimes colocados para as obras de recuperação dos tetos Mudéjar, apenas falta retirar as redes que tapam a beleza dos tetos agora reabilitados.

Será na próxima semana, de 22 a 26 de novembro, que as redes serão retiradas, o que obrigará a encerrar a catedral, nesta mesma ocasião decorrerá a afinação de toda a iluminação, lê-se numa breve publicação, hoje, na página da Igreja da Sé.

Na impossibilidade de haver missas no interior da Igreja, as mesmas decorrerão na Sacristia Grande às 11h00 e às 17h30, durante toda a semana. “Obrigado pela vossa compreensão”, solicita o Pároco da catedral diocesana, padre Marcos Gonçalves.

A obra da responsabilidade da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura teve como objetivo “restituir a beleza e a cor da única catedral em Portugal com teto Mudéjar”, com estas características, e das poucas a nível europeu com esta dimensão e complexidade”.

A recuperação e valorização da Sé do Funchal contou com um apoio da União Europeia de 987 mil euros, através do Programa Operacional Madeira 14-20, a obra estava orçada em 1,1 milhões de euros.