MADEIRA Meteorologia

Paramentos episcopais com Bordado Madeira dão brilho às comemorações de São Tiago Menor

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Outubro 2021
15:59

Durante as comemorações dos 500 anos da escolha de S. Tiago Menor, como padroeiro principal da Diocese do Funchal, foram apresentados pelo Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, paramentos episcopais em cor vermelha, com aplicações em Bordado Madeira em linha dourada.

Estes paramentos foram ofertados a D. Nuno Brás pelo secretário regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, numa cerimónia que decorreu no Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), na qual marcou também presença a presidente do organismo, Paula Jardim Duarte, precisamente para serem utilizados nesta celebração histórica da cidade do Funchal, a Peregrinação das Relíquias de São Tiago Menor.

Na ocasião, Humberto Vasconcelos vincou que se tratava de um trabalho brilhante, também ele elogiado por D. Nuno Brás, que enaltecia a importância e singularidade das mãos das bordadeiras da Madeira".

Os paramentos episcopais foram da autoria da desenhadora Graciela Jesus e da bordadeira Cecília Manuela Gomes e a ação foi corporizada em continuidade da iniciativa realizada no ano passado, pela altura do Natal, altura em que foram ofertados paramentos episcopais com aplicações em Bordado Madeira, e utilizados na tradicional ‘Missa do Galo’, para assinalar precisamente a época natalícia de uma forma ainda mais madeirense do que o habitual.

Considerando que uma das missões do IVBAM é promover, salvaguardar e proteger a marca Bordado da Madeira, esta foi também uma forma de promover uma das artes mais antigas da etnografia e da cultura madeirense, que estiveram em grande evidência nos paramentos do Bispo do Funchal.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas