MADEIRA Meteorologia

Papa lamenta que tenha semeado desolação, mas acredita que permita construir um mundo melhor

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Setembro 2021
15:25

O Papa Francisco lamentou hoje que a pandemia de covid-19 tenha semeado desolação e aumentado as tensões, acrescentando que também pode "constituir uma oportunidade para a sociedade construir um mundo melhor".

"Lamentavelmente, a pandemia ainda não foi superada nem suas consequências económicas e sociais, sobretudo para a vida dos mais pobres que são graves", observou, sublinhando que não só "empobreceu numerosas famílias", como "semeou desolação e aumentou as tensões".

"Face ao agravamento de múltiplas crises políticas e ambientais convergentes", como a fome, a crise climática ou o problema das armas nucleares, o compromisso social e político "com a paz nunca foi tão necessário e urgente", frisou o Papa, que falava numa audiência com a fundação Leaders para a Paz, criada pelo primeiro-ministro francês, Jean-Pierre Raffarin.

O "desafio é ajudar governantes e cidadãos a enfrentarem problemas críticos como uma oportunidade", sustentou, argumentando que "determinadas situações de crise ambiental, infelizmente agravadas pela pandemia, podem e devem provocar uma assunção de responsabilidades mais determinada, primeiro por parte dos quadros superiores, e, depois, também a níveis intermédios e por todos os cidadãos".

O papa encorajou ainda as sociedades a promoverem "a dignidade do ser humano, o respeito pela história, sobretudo se estiver ferida e marginalizada" num mundo "que acolha e escute todos".

A covid-19 provocou pelo menos 4.539.397 mortes em todo o mundo, entre mais de 218,96 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas