MADEIRA Meteorologia

Jovens dinamizam missão junto de avós e dos idosos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Julho 2021
10:40

Os jovens em Portugal vão realizar missão pelos avós e idosos nas suas dioceses, este sábado e domingo, 24 e 25 de julho, em resposta ao convite da Igreja, depois do Papa ter instituído um dia dedicado aos mais velhos.

"O futuro do mundo está na aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los por diante?", disse Francisco na mensagem para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

A organização da Jornada Mundial da Juventude 2023, em Lisboa, e as dioceses portuguesas convidaram os jovens a participar "num grande movimento nacional" que os quer juntar aos avós e os idosos, dias 24 e 25 de julho.

Telefonar aos avós, conversar à janela com um vizinho mais velho, ir às compras por um idoso, colaborar com o centro de dia da paróquia, são algumas das sugestões da iniciativa ‘Faz Missão pelos Avós e os Idosos’.

O grupo Jovens Sem Fronteiras (JSF) de Vila da Ponte, na Diocese de Lamego, convidou os jovens e idosos para participarem na 11ª edição do ‘Verão é Missão’, este domingo, e, no mesmo dia, na Diocese de Setúbal, o grupo de jovens da Paróquia da Moita e a Juventude Rivier vão visitar o lar local.

O coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) de Beja, para a JMJ 2023, adiantou que "grande parte" dos jovens vão enviar vídeos para as instituições de terceira idade e também há quem vá fazer visitas às casas dos idosos; A diocese publicou um vídeo com uma "pequena coreografia" do refrão do hino da Jornada Mundial da Juventude com idosos de diversas instituições que se associaram.

O COD de Bragança-Miranda para a JMJ Lisboa 2023 ensina a fazer um puxador de porta ‘Faz Missão’ e desafia os jovens colocá-los na porta de casa dos avós

O Departamento da Pastoral da Juventude, Universidade e Vocações da Diocese de Vila Real vai promover uma "tardada com os avós", a partir das 15h00, dia 26, nas redes sociais

Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, o COD convida os jovens a participar na Missa que vai ser presidida pelo seu bispo, D. Antonino Dias, com transmissão na página do jornal ‘Reconquista’ no Facebook, no domingo, e no dia 26 a partilhar o dia com os avós e a valorizar os mais velhos.

Os departamentos da pastoral familiar e juvenil de Santarém vão rezar o ‘Terço intergeracional’, "com 25 jovens de 25 paróquias e 25 idosos de 25 instituições do território da diocese", no domingo, transmitido online a partir das 15h00.

Na Diocese de Viana do Castelo, a Juventude Unida de Deocriste já realizou a sua missão, visitaram cerca de 16 idosos, e está a dedicar esta semana aos mais velhos da paróquia.

A Paróquia da Vera-Cruz, na Diocese de Aveiro, vai assinalar este dia nas celebrações deste sábado e domingo, com uma "oração de bênção" e "uma surpresa" dos jovens.

"Traz os teus avós e agradece a sua vida" é o apelo na Arquidiocese de Braga, o Departamento da Pastoral Familiar celebra os avós e os idosos, com uma Eucaristia, às 11h30, do dia 25 de julho, na Cripta do Santuário do Sameiro.

O Papa Francisco instituiu a celebração de um ‘Dia Mundial dos Avós e dos Idosos’, que se vai assinalar no quarto domingo de julho, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho).

O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, preside à Eucaristia do I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, promovida pelo Departamento Nacional da Pastoral Familiar, em parceria com o Departamento Diocesano da Pastoral da Família, no domingo, dia 25.

O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, D. Joaquim Mendes, incentiva à "festa", com diversos encontros intergeracionais: "Ajudem os idosos que foram tão marcados pelo isolamento, pela doença, durante esta pandemia".

Ecclesia

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas