MADEIRA Meteorologia

Bispo convida fiéis "a ver, ouvir e a acreditar" que Cristo ressuscitou

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Abril 2021
11:01

O Bispo do Funchal disse hoje, na catedral diocesana, que a ressurreição do Senhor Jesus é "o" acontecimento, presente, "à espera que o acolhamos e dele retiremos todo o significado para a nossa vida e para a vida do mundo".

"É um acontecimento que não se esvai com o correr do tempo, mas antes permanece que, pela sua força, pelo seu fulgor, ilumina, transfigura e actua em todos os tempos. Também nos nossos. É por isso que, também nós, podemos professar com verdadeira fé a ressurreição do Senhor", declara D. Nuno Brás, na missa a que preside, nesta solenidade da Páscoa.

"Com efeito, o acontecimento do anúncio do Evangelho que, de um modo ou de outro, todos recebemos — na família, na catequese, na escola, no seio de um grupo de amigos ou da comunidade cristã — o anúncio do Evangelho liga-nos, em linha recta, àquele primeiro anúncio de Pedro em que o Apóstolo testemunhava a verdade da ressurreição", acrescenta.

O responsável católico recorda ainda que "antes da ressurreição, a morte reinava, julgando dominar os homens pelo medo; não nos era permitido vislumbrar outro horizonte de vida, a não ser o aqui e agora".

Na homilia enviada às redações com o título "Sabeis o que aconteceu" (Act 10,36), o Bispo disse aos fiéis presentes na Sé, que "a ressurreição do Senhor é o acontecimento que vale a pena ser vivido em cada dia; o acontecimento que nos transforma interior e exteriormente — a nós e à história".

Contudo, afirma que "nada mais a Igreja tem para fazer e para mostrar a não ser o anúncio pascal. Em cada dia — hoje! — a Eucaristia faz-nos presentes àquela manhã primeira do mundo novo, quando as mulheres e os discípulos foram ao sepulcro e o encontraram vazio", acrescentando, "também nós somos convidados (como o discípulo amado) a ver, ouvir e a acreditar: Cristo ressuscitou verdadeiramente! De verdade, ressuscitou!"

O Bispo diocesano termina a reflexão, dirigindo-se à assembleia "Irmãos, deixemos que em nós ressoe esta Boa Nova — única capaz de transformar os corações e de tornar novo o que em nós e à nossa volta ainda é mundo do pecado e da morte".

Neste domingo de Páscoa que se assinala a ressurreição de Jesus Cristo, a festa mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, D. Nuno Brás dirige algumas palavras, em língua inglesa, aos estrangeiros presentes na catedral do Funchal.

Guadalupe Pereira

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas