Cerca de 50 adultos e seniores da região iniciaram uma formação em literacia mediática, pensamento crítico e uso responsável das ferramentas digitais. Entre os participantes, o mais jovem tem 52 anos e o mais velho 90.
Ao longo de quatro workshops, os participantes vão aprender a identificar notícias falsas, proteger-se de ameaças digitais e comunicar online de forma segura e consciente. As sessões decorrem no Centro Comunitário do Galeão, no Espaço Sénior das Cruzes, no Centro Comunitário da Quinta Josefina e no Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão, geridos pela SocioHabitaFunchal.
O curso integra o projeto internacional BonJour!, dedicado à literacia mediática e ao pensamento crítico para pessoas idosas, cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia. Em Portugal, o projeto é coordenado pela Associação My Madeira Island, em parceria com a SocioHabitaFunchal.
Numa fase anterior do projeto, foi formado na Madeira um grupo de educadores em literacia mediática. Duas das suas integrantes — Sofia Pinto e Ana Alves, da SocioHabitaFunchal — receberam formação complementar na Polónia e encontram-se agora a partilhar esses conhecimentos com o restante grupo.
“Estes workshops são uma oportunidade única para explorar o mundo dos media, aprender a distinguir informação credível e participar de forma ativa na sociedade digital”, destacou Anastasia Mazur, presidente da Associação My Madeira Island. “É importante para a democracia e para uma vida mais plena.”
“A parceria da SocioHabitaFunchal com a Associação My Madeira Island, nomeadamente, com os projetos internacionais, tem sido uma mais valia na formação e atualização de conhecimentos dos nossos técnicos, assim como na aquisição de novas estratégias de intervenção social”, afirma a administradora da SocioHabitaFunchal, Graça Correia.
Sofia Pinto e Ana Alves, formadoras, referem também que o projeto BonJour! promove a literacia digital e inclusão entre os idosos, aproximando gerações e saberes.
Os participantes serão ainda convidados a participar na Conferência de Jornalismo da Madeira, que terá lugar a 18 de novembro, na Reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas). O evento é gratuito e aberto ao público, contando com painéis de debate e workshops dinamizados por especialistas em media e tecnologias digitais da Madeira e do estrangeiro.
O projeto BonJour! promove a inclusão digital, o pensamento crítico e o uso ético dos media, ajudando os seniores a navegar com confiança no espaço digital e a reconhecer informação fiável num mundo cada vez mais mediático.