O Vinho Madeira esteve em destaque em Nova Iorque numa ação que atraiu vários participantes e profissionais do sector. Esta iniciativa decorreu no âmbito das atribuições do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, que inclui o desenvolvimento de ações de comunicação e divulgação do Vinho Madeira, quer no mercado interno da União Europeia quer em mercados terceiros.
“Para o IVBAM, a aposta na promoção do Vinho Madeira nos Estados Unidos é fundamental, não apenas pelos excelentes resultados que este mercado tem registado em termos de valor exportado, mas também pela profunda ligação histórica entre ambos”, revelou a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, em comunicado.
De acordo com a mesma fonte, em 2024, foram comercializados neste mercado 2,5 milhões de euros de Vinho Madeira, correspondendo a cerca de 210 mil litros.
Nesta ação de promoção e divulgação do Vinho Madeira estiveram presentes cinco produtores/ agentes económicos: nomeadamente Justino’s Madeira Wines, Madeira Wine Company, Henriques & Henriques, Pereira D’Oliveira e Vinhos Barbeito.
Durante o evento dedicado ao Vinho Madeira realizaram-se várias provas e masterclasses sendo que os agentes económicos tiveram a oportunidade de estabelecer contatos com os profissionais do setor vínico dos Estados Unidos.
Esta iniciativa foi cofinanciada em 70% por fundos comunitários, veiculados pelo projeto de Promoção de Vinhos em Mercados de Países Terceiros (Programa FEAGA) e 30% pelo Orçamento Regional.