MADEIRA Meteorologia

Vinha Alta Spirits produz cerca de mil litros de rum agrícola por ano

Data de publicação
19 Abril 2024
10:48

No âmbito das visitas aos participantes no Madeira Rum Festival 2024, os elementos do Conselho Diretivo do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), acompanhados do diretor regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, visitaram as instalações da Vinha Alta Spirits, de Paulo Mendes.

Com uma produção anual a rondar os cerca de mil litros de rum agrícola, estes produtos diferenciam-se do mercado pela escolha “cirúrgica” de matéria prima, nomeadamente de canas-de-açúcar provenientes das melhores encostas da Madeira.

A Vinha Alta é uma produtora independente de bebidas da ilha da Madeira. Emprega atualmente 4 pessoas de forma permanente e outras de forma temporária, mediante o volume de trabalho sazonal. A destilaria situada nos Canhas é uma referência na execução e produção de runs agrícolas, aguardentes e gins de alto valor acrescentado.

A Vinha Alta foi fundada 2011 no âmbito de consultoria de produtos vínicos, cervejeiras e espirituosas e, desde 2019, dedica-se à destilação e comercialização de Rum e outras espirituosas.

Em 2023, a VA Spirits produziu cerca de 5000 l de rum (a 40%) e comercializou cerca de 10.000€ num volume total de 500 L.

A grande maioria do rum adquirido foi colocado em envelhecimento e bidestilado.

Para 2024, o plano estratégico passa pela produção do dobro verificado em 2023 (cerca de 10.000 garrafas). Para a VA Spirits, o rum representa atualmente menos de 10% das vendas, situação essa que pretendem incrementar relativamente ao restante portfólio e sortido de produtos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas