Deverá estar concluída entre agosto e setembro deste ano a empreitada de construção da ‘Via Expresso Fajã da Ovelha - Ponta do Pargo - 2.ª Fase’ que permitirá a conclusão da ligação da Estrada Regional 101, entre a Raposeira e a Ponta do Pargo. Esta foi a convicção deixada por Pedro Fino, secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, que hoje visitou o local onde decorrem as obras.
Conforme assinala uma nota enviada à redação, a construção da Via Expresso Fajã da Ovelha - Ponta do Pargo, ainda em curso, permitirá finalmente a conclusão da ligação da Estrada Regional 101, entre a Raposeira e a Ponta do Pargo, e representou um investimento de 9,3 milhões de euros do Governo Regional da Madeira. A sua conclusão está prevista para setembro de 2021.
Este troço final "compreende a execução de dois viadutos com extensão de 173 e 160 metros sobre o Ribeiro Velho e sobre a Ribeira da Fajã Pequena, respetivamente, uma passagem superior, uma com extensão de 40 metros, para o restabelecimento da Rua da Lombadinha, uma passagem inferior agrícola, para o restabelecimento da Rua do Salão de Cima, escavação e contenção de taludes e duas rotundas que permitem a ligação à ER 222 (Antiga ER 101). Serão também executados trabalhos de drenagem, pavimentação, sinalização, instalação dos equipamentos de iluminação, segurança e de integração paisagística, numa extensão aproximada de 1 500 metros".
Ao todo, esta ligação rodoviária entre Raposeira e a Ponta do Pargo, ascendeu a um investimento total de 25,4 milhões de euros do Governo Regional. Este troço tem uma extensão 5.700 metros e 4 túneis executados na 1ª fase (pavimentação, acabamentos e instalações elétricas, ventilação e equipamentos de segurança), a execução de 5 Pontes, 4 Passagens Superiores, 2 400m³ de betão em Muros de Suporte e 7 300 m² de Revestimentos de Taludes Pregados, 6 Reservatórios para rega e combate a incêndio, 3 Postos de Transformação e diversas intervenções paisagísticas. A ligação à rede rodoviária existente será assegurada por 5 rotundas e 9 Ramos. Serão ainda construídos 5 Restabelecimentos para possibilitar a reposição de vias existentes.
Campo de golfe da Ponta do Pargo
Na ocasião, Pedro Fino anunciou ainda que o Governo Regional irá lançar, ainda este ano, um novo concurso para a concessão e exploração do campo de golfe da Ponta do Pargo.
"Iremos lançar um novo concurso ainda este ano, estamos a trabalhar para isso. Também faz parte de um dos projetos para o desenvolvimento da freguesia da Ponta do Pargo e pretendemos rentabilizar também o investimento que já foi efetuado no passado e terminar a obra", disse Pedro Fino, acrescentando ainda que o concurso incluirá também uma vertente de promoção imobiliária.
Apesar de o Executivo estar ainda a trabalhar no caderno de encargos do concurso, diz o secretário com a tutela das obras públicas que a concessão irá permitir financiamento para acabar a construção da obra que, neste momento, está suspensa. " Com a concessão vamos ter financiamento para acabar a obra", concluiu.