MADEIRA Meteorologia

Vereadores da oposição da CMF debatem habitação, apoios a instituições e mobilidade urbana

Data de publicação
12 Março 2026
14:56

Após a reunião semanal desta quinta-feira da Câmara Municipal do Funchal, o vereador do JPP, António Trindade, afirmou aos jornalistas ter questionado o atual Executivo sobre o ponto de situação do subsídio municipal de arrendamento.

“Em 2025, o JPP apresentou uma proposta de alteração para o subsídio municipal de arrendamento”, disse, acrescentando que esta é uma “situação de emergência social”.

Já Gonçalo Aguiar, vereador do PS, abordou os critérios de atribuição dos apoios às instituições. “Estamos alinhados com a estratégia plurianual, que dá previsibilidade, mas é importante esclarecer que algumas instituições recebem determinados valores e outras não, e quais são os critérios que fundamentam essas decisões”, disse.

O vereador considerou que o PS é a favor das propostas que foram apresentadas, “porque são fundamentais, dizem respeito a melhorias e apoio a atividades em instituições da cidade do Funchal”.

O vereador independente da Câmara Municipal do Funchal, Jorge Afonso Freitas, realçou, por seu turno, ser fundamental que “seja realizado um verdadeiro raio-X’ à animação noturna da cidade, através da criação de um observatório que permita analisar, planear e projetar o futuro deste setor”.

Já Luís Filipe Santos, outro vereador independente, abordou a necessidade de construção de mais estacionamentos nas zonas altas da cidade, dando como exemplo a Estrada Comandante Camacho de Freitas. “Sabemos que a Câmara tem feito um trabalho louvável nessa matéria e tem tentado criar bolsas de estacionamento, mas nós entendemos que é preciso mais zonas de estacionamento, porque as pessoas das zonas altas da cidade têm muita dificuldade em estacionar as suas viaturas quando chegam a casa”, relatou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Geógrafo / Colaborador Europe Direct Madeira
23/03/2026 03:30

Pois, boa pergunta! Agora, há que “engolir em seco” a mais recente trapalhada de Trump. Mais uma, diga-se, para juntar ao extenso rol de decisões desastrosas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como encara a grande subida do preço dos combustíveis?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas